Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/07/20 às 14h15 - Atualizado em 17/07/20 às 17h37

Números de recuperados no sistema prisional é maior que o de infectados por Covid-19

COMPARTILHAR

Até o dia 10 foram 1.332 detentos testados positivos, sendo 1.103 presos recuperados

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE

 

Mesmo próximo ao pico do número de casos de infectados pelo novo coronavírus no Distrito Federal, o número de recuperados dentro do Sistema Prisional segue em crescente ascensão. Até o último dia 10, foram registrados 1.598 casos positivos de Covid-19 no Sistema Prisional do DF.

 

Testagem na penitenciária da Colmeia – Foto: Divulgação/Agência Saúde

Até o dia 10 foram 1.332 pessoas privadas de liberdade com testes cuja detecção foi positiva, sendo 1.103 recuperados, e 226 em acompanhamento. Três internos que tinham comorbidades evoluíram a óbito no ambiente hospitalar, apesar de serem devidamente encaminhados para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e receberem toda a assistência. Até a última quarta-feira (15), eram dois presos internados na enfermaria do Hran e nenhum em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

“Estamos em curva decrescente de novos casos e com número expressivamente maior de recuperados do que com a doença em curso. Isso demonstra a eficácia das medidas de controle adotadas, como a suspensão de visitas”, explica a gerente de Saúde do Sistema Prisional, Simone de Souza.

 

Foto: Divulgação/Agência Saúde

Houve também evolução positiva dos casos de Covid-19 em policiais penais do Distrito Federal, sendo 266 testados positivos até dia 10, dos quais 253 policiais estão recuperados, 12 estão em acompanhamento e um que foi a óbito.

 

O Sistema Penitenciário tem uma taxa de letalidade de 0,29% na população privada de liberdade e 0,23% em policiais penais, a letalidade está bem menor do que o esperado, o que indica eficiência das intervenções realizadas.

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

REVISÃO: JULIANA SAMPAIO