Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/05/21 às 16h03 - Atualizado em 5/05/21 às 16h38

Okumoto participa de lançamento de pesquisa sobre infecção por Covid-19 no país

COMPARTILHAR

Secretário de Saúde elogio o estudo, que prevê a testagem de mais de 211 mil pessoas

 

LÍVIA DAVANZO, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

O secretário de saúde, Osnei Okumoto, participou na manhã desta quarta-feira (5), representando o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do lançamento da Pesquisa de Prevalência de Infecção por covid-19 no Brasil (PrevCov), ocorrido na sede do Ministério da Saúde, em Brasília.

 

Evento ocorreu no Ministério da Saúde – Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde

O estudo lançado pelo órgão federal tem por objetivo identificar o perfil por infecção de covid-19 na população utilizando a mesma amostra populacional da Pnad Covid-19 realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Além disso, vai permitir entender o comportamento do vírus no Brasil e descrever as características socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas dos participantes da pesquisa.

 

“É um arrojado estudo epidemiológico que trará respostas fundamentais para que possamos acertar o alvo certo. Vamos nos unir para enfrentar o nosso único inimigo que é o vírus”, destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

 

A pesquisa prevê a testagem sorológica de um público-alvo de 211.129 indivíduos, em 274 municípios brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, esse é um dos maiores inquéritos sorológicos de covid-19 registrado no mundo, até o momento.

 

As amostras sorológicas coletadas serão analisadas nas Unidades de Apoio ao Diagnóstico de Covid-19 da Fiocruz. O material deve permitir a detecção da resposta à infecção e à vacina.

 

Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde

Okumoto parabenizou a iniciativa e ressaltou que os resultados vão auxiliar no enfrentamento da pandemia no país e no Distrito Federal. “Será realmente um trabalho de muita expressividade para o País”, elogiou.

 

Participaram também do lançamento o secretário de Vigilância em Saúde (SVS), Arnaldo Medeiros, o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima, e a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Socorro Gross.