Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/06/19 às 13h37 - Atualizado em 5/06/19 às 15h43

Orientações e práticas integrativas marcam Semana do Bebê na Fercal

COMPARTILHAR

 

Itapoã e Planaltina são as próximas regiões beneficiadas

 

A Carreta do Bebê, programação principal da IV Semana do Bebê, esteve na Fercal, nesta quarta-feira (5), e contou com ações promovidas pelas unidades de saúde locais e equipes de práticas integrativas da Secretaria de Saúde.

 

Foram oferecidas oficinas educativas sobre cuidados infantis e de saúde bucal, com equipes de enfermagem e odontologia, além das oficinas de práticas integrativas em saúde. Ainda teve atividades oferecidas pela Rede de Bancos de Leite Humano da Secretaria de Saúde, as mães aprenderam a prática de Shantala e a confecção da boneca abayomi, de origem africana, que não tem costura nem demarcação de olho, nariz e boca.

 

ATIVIDADES – A Semana do Bebê foi criada pelo Unicef como uma das principais estratégias para assegurar a atenção adequada a crianças de até seis anos de idade. Desde o ano 2000, é realizada em diversos municípios brasileiros e no DF está na sua quarta edição.

 

No DF, a iniciativa está sendo promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes em parceria com outras secretarias, administrações, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA), Defensoria Pública, Vara da Infância, organizações da sociedade civil e outros importantes atores que atuam na defesa dos direitos da criança.

 

O tema desta edição é o Direito ao Abraço, simbolizando o vínculo, o cuidado e a proteção essenciais ao desenvolvimento humano. Para celebrar, desde o dia 1º de junho a Carreta do Bebê tem percorrido as cidades com o maior número de crianças no DF, levando atividades de saúde e também artísticas, assistência jurídica e psicossocial.

 

As próximas regiões a receberem a carreta serão Itapoã, na quinta-feira (6), e Planaltina, na sexta-feira (7). O fechamento da Semana do Bebê ocorrerá na rampa do Congresso Nacional, onde a Frente Parlamentar da Primeira Infância receberá mamães e crianças num ato que pretende marcar a importância dos primeiros mil dias de vida e de proteção à primeira infância.

 

Alline Martins, da Agência Saúde