gototop
SAÚDE
FacebookTwitter

LACEN-DF

LABORATÓRIO CENTRAL DO DISTRITO FEDERAL

Em atividade desde 26 de abril de 1978, o então Instituto de Saúde do DF – ISDF passou a ser Laboratório Central de Saúde Pública do DF - LACEN-DF em 2000. O laboratório é vinculado à Subsecretaria de Vigilância à Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. A unidade integra a Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, como Laboratório de Referência Regional conforme a PORTARIA GM/MS Nº 2031, de 23 de setembro de 2004.

A sua estrutura organizacional é composta de seis Gerências, de Biologia Médica, de Controle de Qualidade de Produtos e Ambientes, de Medicamentos e Toxicologia, de Suporte Laboratorial, de Sistema da Qualidade e de Apoio Administrativo. Como atividade de vigilância sanitária são verificados, por meio de diversas análises laboratoriais, a composição, estado de conservação, possíveis fraudes e contaminações químicas, microbiológicas e parasitológicas, bem como as informações constantes do rótulo e embalagem nas amostras de produtos alimentícios, medicamentos, cosméticos, material de higiene, desinfecção e limpeza, coletados nos estabelecimentos comerciais do DF, pelos fiscais da Vigilância Sanitária. Tudo para garantir à população do Distrito Federal o consumo de produtos saudáveis e de boa qualidade.

Participa, também, da investigação de surtos de doenças transmitidas por alimento e no controle e prevenção da cólera, com a pesquisa do vibrião da doença em alimentos, bebidas, águas e resíduos de esgotos sanitários, equipamentos e utensílios. Acompanha, com análises diárias, a qualidade da água utilizada em hospitais para hemodiálise. Em conjunto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater-DF avalia, por meio de exames de toxicologia clínica, o nível de intoxicação dos trabalhadores rurais por agrotóxicos e metais pesados.

Na área de Biologia Médica realiza, para a rede pública de Saúde do DF, que compreende os hospitais, centros de saúde,  unidades mistas de saúde, postos de saúde urbanos e rurais, exames laboratoriais para o diagnóstico e controle, de mais de 30 doenças transmissíveis, dentre as quais se destacam AIDS, tuberculose, meningite, dengue, hepatite, leptospirose, cólera e difteria.

Suas instalações situam-se no Plano Piloto, na Quadra 601, no início da avenida L2 norte.

 

Gerência de Biologia Médica

A Gerência de Biologia Médica (GBM/Lacen) realiza em conjunto com Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep/SVS) e toda rede integrada da Subsecretaria de Atenção à Saúde (SAS) ações de controle e diagnóstico de agravos inclusos na Portaria nº 1.271, de 06 de junho de 2014, entre outros de grande importância epidemiológica.

Nos quatro núcleos que compõe a gerência realizam-se métodos de análise para identificação de infecções bacterianas e suas formas de resistência (Núcleo de Bacteriologia), de infecções causadas por fungos, helmintos e protozoários (Núcleo de Parasitologia e Micologia), monitoramento e indicação terapêutica para HIV e hepatites (Núcleo de Técnicas Especiais) e identificação de infecções virais (Núcleo de Virologia).

Gerência de Controle de Qualidade de Produtos e Ambientes

A Gerência de Controle de Qualidade de Produtos e Ambientes (GCQPA/Lacen) realiza em conjunto com a Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa/SVS) e Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival/SVS) ações de controle da qualidade de alimentos, água de consumo humano, águas envasadas e não envasadas, águas de diálise e amostras ambientais, tais como solo e água de mananciais. Além de atuar complementando ações de investigação de surtos alimentares.

Dentre as atividades realizam-se análises microbiológicas, microscópicas e parasitológicas em alimentos, análise microbiológica em amostras de origem ambiental e em água (Núcleo de Biologia de alimentos e Ambientes); análises físicas, químicas e físico-químicas em alimentos, ingredientes e água (Núcleo de Química de Alimentos) e análises de vitaminas, aditivos, sais minerais e contaminantes químicos em alimentos, água, ingredientes e amostras ambientais, além de análise de rotulagem e embalagem de alimentos.

Gerência de Medicamentos e Toxicologia

A Gerência de Medicamentos e Toxicologia (GMT/Lacen), através do Núcleo de Medicamentos e Cosméticos e do Núcleo de Saneantes e Produtos para a Saúde realizam-se ações de controle de qualidade físico-químico e microbiológico dos respectivos produtos. Através do Núcleo de Toxicologia realiza-se o monitoramento terapêutico de medicamentos relacionados à saúde mental, transplantes e oncologia em pacientes em uso de fenitoína, carbamazepina, ácido valpróico, fenobarbital, lítio, metotrexato, tacrolimus, ciclosporina e sirolimus, além do monitoramento da saúde do trabalhador pela dosagem da enzima colinesterase plasmática em trabalhadores expostos a inseticidas organofosforados e carbamatos.

Gerência de Suporte Laboratorial

A Gerência de Suporte Laboratorial (GSL/Lacen) é composta por dois núcleos que realizam atividades de recolhimento, escontaminação de resíduos com risco biológico, higienização, montagem, esterilização de vidrarias e utensílios de laboratório; produção de meios de cultura, corantes, reagentes, kits para uso diagnóstico “in vitro” (Núcleo de Produção de Insumos); coleta, recebimento, distribuição e expedição de amostras biológicas (Núcleo de Recebimento, Coleta e Triagem de Amostras). As atividades da Gerência visam atender às demandas internas do Lacen e de unidades laboratoriais da SES/DF conforme demanda.

Gerência do Sistema de Qualidade

A Gerência do Sistema de Qualidade (GSQ/Lacen), composta pelos Núcleos de Gestão de Qualidade, Biossegurança e Resíduos, Núcleo de Acompanhamento e Processamento de Dados Laboratoriais e Núcleo de Suporte Científico é uma gerência com ação transversal, diretamente envolvida com todas as gerências e atividades do Lacen-DF.

Destacam-se como suas principais atribuições a gestão da Política de Qualidade e Biossegurança do LACEN-DF e o monitoramento da efetividade de suas ações; a execução do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS); a supervisão e consolidação junto aos sistemas informatizados do Ministério da Saúde dos dados relativos aos ensaios laboratoriais realizados mensalmente; e a implementação de ações relacionadas a pesquisa científica e à democratização do acesso à informação técnico-científica.

Gerência de Apoio Administrativo

A Gerência de Apoio Administrativo (GAA/Lacen) é composta pelos Núcleos de Abastecimento de Materiais, Núcleo de Patrimônio e Gestão de Custos e o Núcleo de Tecnologia e Manutenção e atua na prestação do suporte administrativo ao Diretor e às cinco Gerências que compõem o Laboratório de Saúde Pública do Distrito Federal. Dentre as suas atividades destacam-se o controle de documentos expedidos e recebidos, o Forponto, as compras realizadas pelo PDPAS, o acompanhamento e o controle dos processos de aquisição de insumos, consumíveis, serviços e equipamentos, contratos de reforma e manutenção predial, a ouvidoria, a autuação de processos de compras. 

NRCT - Núcleo de Recepção, Coleta e Triagem
Telefones: 3325-4807/ 3906-7913

Biblioteca

Certificado 

 
BOTOES site Escola de Medicina e Enfermagem
BANNER transparencia
VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Outros Links LACEN-DF