Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/05/20 às 13h33 - Atualizado em 27/05/20 às 13h42

Ouvidoria da Secretaria de Saúde registra aumento de demandas via telefone e internet

COMPARTILHAR

Respostas às demandas dos usuários dos serviços tiveram um tempo médio de nove dias

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE

 

Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde

A Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu um total de 3.434 manifestações de cidadãos no mês de abril de 2020. Dessas, 843 foram acerca de solicitações de serviços, o que atingiu 25% do total de demandas recebidas. Os dados foram retirados do Sistema OUV-DF.

 

“Vale ressaltar que, em virtude da pandemia do novo coronavírus, houve um aumento significativo nas demandas registradas pelos canais de atendimento via telefone e internet”, afirma o chefe da Unidade Setorial de Ouvidoria, Marcos Paulo Lopes. Em relação aos setores mais demandados, a Subsecretaria de Vigilância Sanitária (SVS), o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) e o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) foram os que receberam um maior número de manifestações da população.

 

O Iges-DF concentrou o maior número de elogios, e a SVS, o maior número de solicitações de serviço devido, principalmente, à temática combate ao foco da dengue (21,25% do total de manifestações recebidas) e as ações relacionadas à Covid-19 (4,6% do total de manifestações).

 

“Informamos que na categoria elogio, o assunto “servidor público” foi o que obteve o maior índice junto à Secretaria de Saúde, com 31% do total de demandas recebidas nesta tipologia”, afirma Marcos.

 

O Hospital de Apoio de Brasília (HAB) recebeu em média um elogio para cada uma reclamação, seguido do Hospital da Criança de Brasília (HCB) e Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib).

 

RESPOSTAS – O tempo máximo para resposta das manifestações de ouvidoria, conforme preconizado pela legislação, é de vinte dias. Em abril, a Ouvidoria da Secretaria de Saúde respondeu as demandas dos usuários dos serviços em um tempo médio de nove dias,  frisando que, no referido mês, 97% do total de manifestações recebidas pela Pasta foram respondidas dentro do prazo.

 

Além disso, destaca-se a ascensão de todos os indicadores, o que demonstra proximidade quanto às metas estabelecidas no Plano Plurianual 2020-2023 do Governo do Distrito Federal: o índice de resolutividade alcançado foi de 50%; o de recomendação dos serviços de Ouvidoria 86%; o de satisfação e recomendação com os serviços de Ouvidoria apresentaram percentuais de 73% e 86% respectivamente.