Governo do Distrito Federal
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16/09/13 às 14h04 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Paciente é orientado sobre uso de medicamentos

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Novo serviço é oferecido no Centro de Saúde 01 de Taguatinga  

 

A equipe da Atenção Farmacêutica do Centro de Saúde nº 01 de Taguatinga, localizado na QNG, Área Especial 18/19, acaba de lançar um novo serviço para orientar o paciente sobre o uso de medicamentos, com o objetivo de atingir melhores resultados no tratamento.

A partir deste mês, após pegar o medicamento na farmácia o paciente é orientado por um profissional (médico, enfermeiro, farmacêutico ou nutricionista) sobre porque e para que usar o remédio, além da importância de associar o uso com alimentação correta e prática de atividades físicas.

“O atendimento do centro de saúde nº 01 é 100%. Descobri há pouco tempo que sou diabético e desde então estou fazendo o tratamento no posto. Agora, além dos remédios, aparelhos e seringa, recebo a orientação dos profissionais de como devo me cuidar. Me sinto muito bem, até consigo me alimentar, antes nem isso eu estava fazendo.”, relata o paciente Raimundo Araújo de Sousa, 42 anos, morador de Taguatinga Norte.

Para o coordenador geral de saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira, a Atenção Farmacêutica reflete diretamente no tratamento do paciente. “Com a orientação profissional de como tomar o remédio, o paciente pode ter um controle maior da patologia, além de evitar as possíveis complicações.”, destaca.

Segundo a farmacêutica responsável pelo atendimento, Ana Motta, um dos benefícios da orientação e acompanhamento farmacêutico é ajudar o paciente a entender a doença e como tratá-la. “A orientação farmacêutica completa o atendimento clínico. O paciente passa a compreender o que ele sente e como usar os remédios de forma correta para combater a doença.”, ressalta a profissional.

O atendimento na Atenção Farmacêutica ocorre quinzenalmente, nas sextas-feiras, e o paciente é selecionado pela equipe multidisciplinar. Desde a implantação do acompanhamento, no início de setembro, dez pacientes foram atendidos. O serviço foi baseado na RDC Nº 44, de 17 de Agosto de 2009 – que dispõe as Boas Práticas Farmacêuticas. Diariamente, cerca de 200 pacientes são atendidos na farmácia do centro de saúde por dois técnicos e uma farmacêutica.

Claudete Nascimento