Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/03/15 às 11h51 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Pacientes com câncer de pele serão operados em mutirão de cirurgia reparadora

COMPARTILHAR

Procedimentos serão feitos durante todo o dia desta quarta-feira (25)

BRASÍLIA (25/3/15) – Durante todo o dia desta quarta-feira (25), pacientes com casos complexos de câncer de pele que aguardam por cirurgia reparadora na rede pública de saúde serão operados em um mutirão idealizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), regional DF, em parceria com o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), Hospital Universitário de Brasília e Hospital das Forças Armadas.

“A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no DF tem um braço filantrópico, a Fundação Ideia, que nos permite essa ação. No Hran e no HUB serão operados pacientes de cada um destes hospitais. E no HFA serão atendidos pacientes na fila da regional de Sobradinho”, explica a presidente da SBCP, Rosângela Santini Ferreira.

O mutirão será iniciado às 7h. “Serão atendidos casos que precisam de retalhos ou de enxertos. Não iremos apenas retirar a lesão”, esclarece Santini. Ela diz que todos os pacientes já fizeram os exames pré-operatórios e o perfil de quem será operado é de pessoas acima de 50 anos de idade.

Somente no Hran, 23 pacientes serão operados. “Destes, 18 serão atendidos no centro cirúrgico central e os outros cinco ambulatorialmente. Cerca de 10 cirurgiões devem participar do mutirão”, conta um dos coordenadores do mutirão na Unidade, José Adorno. Ele atenta para a importância doa ação para mostrar que é necessário aumentar o número de cirurgias reparadoras na rede pública de saúde.

Segundo Rosângela Santini, a SBCP tem feito todos os esforços para que nada atrapalhe o andamento das cirurgias durante o mutirão. “Sabemos das dificuldades financeiras pelas quais a Secretaria de Saúde está passando e estamos fazendo o possível para colaborar. Por exemplo, já conseguimos três caixas de xilocaína para serem usadas durante o mutirão”, diz a médica.