Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/13 às 17h58 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Reumatologia do Hospital de Base dá aulas para pacientes

COMPARTILHAR

Informações sobre tratamento e uso de medicamentos

As aulas para pacientes atendidos na Unidade de Reumatologia do Hospital de Base do Distrito Federal  são uma novidade,  implantada com o objetivo de sanar dúvidas sobre utilização dos medicamentos e efeitos colaterais no tratamento de doenças reumáticas.  

Gabriela Rodrigues Oliveira, 32 anos, tem  artrite reumatóide e ficou  feliz por contar com acompanhamento dos gestores da saúde por meio de aulas e palestras. “Os benefícios são imensos, me sinto melhor por conseguir  lidar com a doença de maneira mais eficaz. Aprendemos sobre os cuidados com os imunobiológicos, que exigem um trato mais específico, além de precauções com infecções”, destaca a paciente.

O objetivo, segundo a Dra. Helen Mary de Carvalho, professora orientadora do projeto, é que “as aulas sirvam principalmente para complementar o que às vezes  não é dito durante uma consulta. É  um complemento das informações. O intuito é tirar as dúvidas do paciente e apoiá-lo no tratamento”, ressalta.

As reuniões, com projeção de slides e aulas expositivas serão realizadas no auditório do HBDF, de acordo com a necessidade dos pacientes. As datas e horários do próximo encontro serão divulgadas amplamente nos murais do Hospital.

A artrite reumatóide é uma doença auto-imune, caracterizada pela inflamação das articulações e pode levar a incapacitação funcional dos pacientes acometidos.

Alessandra Franco