Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/08/20 às 19h09 - Atualizado em 11/08/20 às 19h33

Pacientes da UTI do HRG recebem alta e agradecem os cuidados da equipe

COMPARTILHAR

Equipe comemora e celebra a vitória dos recuperados

 

JOSIANE CANTERLE, DA AGÊNCIA SAÚDE DF

 

A tarde desta terça-feira (11) ficou mais feliz no Hospital Regional do Gama com a alta de três pacientes que venceram a Covid-19 e que estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva. Eles agradeceram e emocionaram a equipe com depoimentos de carinho pelo cuidado prestado.

 

Rosirene Marques Souza, de 68 anos, foi uma das vitoriosas. Ela conta que primeiro foi internada em um dos leitos de UTI contratados pela Secretaria de Saúde em um hospital da rede privada para depois ser transferida para o HRG. Ela afirma não ver diferença no tratamento recebido e agradece a dedicação por parte dos profissionais.

 

 

“Eu estou muito agradecida, muito feliz de ter vindo parar aqui nesta UTI. Eu estou emocionada com todo o tratamento que eu recebi aqui por parte de todos os profissionais, médicos, enfermeiros, técnicos, mas principalmente os fisioterapeutas. Todos foram de uma dedicação ímpar”, relata a paciente que sai da UTI para continuar os cuidados em um leito de enfermaria até poder retornar para casa.

 

A equipe a quem Rosirene agradece é formada por cerca de 150 profissionais que se revezam nos plantões para dar todo o cuidado necessário a estes pacientes. São médicos intensivistas, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e nutricionista. Além destes, há também as equipes de apoio que contribuem indiretamente no tratamento, como os técnicos de radiologia, serviços gerais, técnicos de laboratório e outros.

 

Para a médica chefe da UTI, Cinara de Paula Guimarães, ver a alta desses pacientes gera um sentimento de dever cumprido e gratidão. “Somos uma equipe gigante, temos nos esforçado muito para prestar o melhor atendimento possível e com máximo de humanidade que o momento permite. Ver essas altas hoje é a concretização de um esforço conjunto para salvar vidas. Estamos todos na UTI gratos por conseguir caminhar até aqui e emocionados com resultado”, comemora a médica.

 

Leitos

 

O HRG tem 16 leitos de UTI destinados a pacientes com o novo coronavírus, dos quais 15 estão ocupados. Oito pacientes receberam alta desta UTI desde o dia 15 de julho, quando esses leitos foram destinados para o tratamento da Covid-19.

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

REVISÃO: JULIANA SAMPAIO