Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/04/20 às 17h40 - Atualizado em 22/04/20 às 18h23

Parceria em Planaltina produz mais de 100 litros de álcool em gel

COMPARTILHAR

Insumo abasteceu hospital da região, abrigo de idosos, entre outros locais

 

Mais de 100 litros de álcool em gel 70% foram produzidos em Planaltina para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. O insumo foi doado ao hospital público, um abrigo de idosos, uma creche e o Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis) de Planaltina. A entrega só foi possível depois uma parceria firmada entre vários setores da comunidade local para produzir o álcool em gel.

 

Entre eles, o próprio Cerpis; a direção da Escola Técnica de Saúde de Planaltina (CEP-Saúde), que ofereceu o laboratório e a expertise para a produção do insumo; e a Gerência de Assistência Multidisciplinar e Apoio Diagnóstico do Hospital Regional de Planaltina (Gamad/HRPL). Tudo coordenado pelo Conselho de Saúde local.

 

“O lema do grupo após o trabalho é uma frase que se investiu de maior significado ainda: juntos somos mais fortes”, afirmou o gerente do Cerpis, Marcos Freire. “A saúde necessita da participação intersetorial, porque ela transcende a própria Secretaria de Saúde. Quando envolve toda a comunidade, atuando juntos, faz toda a diferença”, ressaltou.

 

Segundo o químico e diretor da CEP-Saúde, Paulo César Ramos, a parceria com a Secretaria de Saúde e o Cerpis vem de longa data. Contudo, a participação da comunidade é essencial na doação dos materiais para produzir o álcool em gel. “Se tivermos doações suficientes, teremos condições de aumentar a produção, com capacidade de fazer no nosso laboratório até 100 litros de álcool em gel por dia”, informou.

 

DOAÇÕES – A participação da comunidade é tão fundamental que a iniciativa só foi possível depois da doação significativa de 60 litros de álcool etílico 92.8, feita por empresários da cidade, com a participação comunitária. Mas a boa ação não parou por aí. Também houve a doação de água destilada, entregue pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

 

Além disso, um servidor da Cerpis fez questão de doar um quilo de carbopol – polímero utilizado para fazer a mistura química que dá origem ao álcool em gel. Ainda sobraram 150 quilogramas do material, suficiente para a produção de mais insumos. Contudo, para isso ocorrer, é necessária a doação de mais álcool etílico 92.8.

 

“Para se ter uma ideia, 1 quilo de carbopol é o suficiente para uns 200 litros de álcool em gel. Mas é um produto caro e difícil de achar no mercado atualmente, devido à demanda crescente. Ainda assim, já foi o suficiente para fazer uma grande diferença”, comentou Marcos Freire.

 

Os interessados em fazer mais doações para abastecer a rede pública de saúde da região, seja de álcool ou algum material, podem entregá-los na Escola Técnica de Saúde de Planaltina, localizada na Avenida Contorno e Independência. O telefone para contato é o 3901-6788.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Geovana Albuquerque, da Agência Saúde