Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/15 às 17h22 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Parque da Cidade receberá ação de combate ao fumo no final de semana

COMPARTILHAR

Ação faz parte das atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo

BRASÍLIA (28/8/15) – No próximo sábado (29) comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo que, este ano, enfoca o uso do narguilé e a iniciação do fumo. Para levar a sociedade a refletir sobre o tema, a Secretaria de Saúde (SES/DF), em parceria com diversas instituições, promoverá, sábado (29) e domingo (30) uma ação de Saúde e Bem Estar no estacionamento 13 do Parque da Cidade, das 8 às 18 horas.

Haverá ações educativas, exames preventivos, atividades de automassagem e tai chi chuan, estética e beleza, teatro, leitura para crianças, oficinas de artesanatos e alimentação saudável. O evento é uma iniciativa do Núcleo de Prevenção, por intermédio, da Coordenação do Programa de Controle do Tabagismo no DF.

CAMPANHA 2015 – A Campanha de Combate ao Fumo deste ano enfoca o uso do narguilé e a iniciação do fumo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) uma única tragada (450 ml) gera um volume de fumaça inalada praticamente igual a de um cigarro inteiro (500 ml). Uma sessão com o utensílio pode ser o mesmo que fumar de 20 a 30 cigarros. O uso do narguilé pode causar dependência e, em longo prazo, câncer de pulmão, boca e bexiga, aterosclerose e doenças respiratórias e coronarianas.