Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/08/18 às 11h45 - Atualizado em 3/09/18 às 10h20

Perguntas Frequentes: Atenção Primária à Saúde

COMPARTILHAR

Como funciona a Estratégia Saúde da Família no Distrito Federal?

A Estratégia Saúde da Família é uma forma de organizar os serviços de saúde aproximando os profissionais de saúde da população, conhecendo as necessidades de saúde e resolvendo até 85% das demandas dos usuários. Os serviços de atenção primária, chamados de Unidades Básicas de Saúde (antigos centros de saúde ou postos de saúde), são responsáveis pela assistência à uma população definida. Cada cidadão tem agora uma UBS de referência a partir do seu endereço de moradia. Encontre a sua UBS de referência.

 

Cada UBS conta com equipes saúde da família (ESF) compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo ser complementadas ainda por dentista e técnico em higiene dental. Nesse modelo, você e sua família (caso residente no mesmo local) terão sempre uma equipe de referência com quem contar. Como essa equipe está apta a atender bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos, o acompanhamento com a mesma equipe se dá ao longo das diferentes fases da vida.

 

Nas Unidades Básicas de Saúde você conta com ações de promoção, prevenção e tratamento, incluindo pré-natal, cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, curativos, vacinas, entre vários outros serviços. Confira aqui a ação e serviços que as UBS oferecem.