Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/08/18 às 11h59 - Atualizado em 31/08/18 às 12h00

Perguntas: Funcionamento das Unidades Básicas de Saúde no DF

COMPARTILHAR
  1. Quantas Unidades Básicas de Saúde têm no Distrito Federal?

O número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) não é sempre o mesmo, passando por mudanças com novas inaugurações, reaberturas ou readequação de Unidades. Você encontra o quantitativo atual, assim como o número por Região de Saúde ou por Regiões Administrativas aqui.

 

  1. Como saber qual é a minha Unidades Básica de Saúde de referência?

Cada UBS é responsável pelo cuidado da saúde de uma população definida. Para localizar sua UBS de referência, consulte aqui a partir do endereço da sua casa.

 

  1. Minha Unidade Básica de Saúde teve alteração no nome?

Em 2017 todos os serviços da atenção primária foram padronizados para denominação de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os Centros de Saúde, Clínicas da Família, Postos de Saúde, entre outros, agora são chamados de Unidades Básicas de Saúde. Encontre aqui o nome antigo e o nome atual da sua UBS de referência.

 

  1. É obrigatório apresentação de comprovante de endereço e documentos pessoais (CPF, RG, Certidão de Nascimento) para ser atendido nas Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal?

Não, o comprovante de residência pode ser solicitado para facilitar o cadastramento do usuário na Unidade de Saúde, mas não pode ser exigido como condição para o atendimento. Segundo a lei nº 7.115/1983, a própria declaração feita pelo usuário, registrada em documento com assinatura, e que conste a sua residência já é o bastante para efeitos de comprovante de residência. Lembrando que, caso o usuário seja da área de abrangência da equipe, as visitas domiciliares serão realizadas no endereço indicado de acordo com a necessidade e o planejamento da equipe de saúde.

 

  1. Sou morador de fora do Distrito Federal, posso ser atendido nas Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal?

O acolhimento em qualquer Unidade Básica de Saúde está garantido a todo cidadão, e a partir disso, será avaliada a necessidade de atendimento imediato (casos agudos e de urgência), agendamento (para residentes na área de abrangência da equipe/unidade) ou referenciamento à unidade de saúde responsável pelo território de residência do usuário. Cada município deve ter seu serviço de atenção primária ou atenção básica. As ações em saúde, compras de medicamentos, vacinas, insumos e outros materiais, contratação de profissionais são planejadas de acordo com a população de cada cidade.

 

  1. Posso vacinar em qualquer Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal?

Sim, você pode se vacinar em qualquer Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal que disponibilize esse serviço. Confira aqui as UBS que realizam vacinação no DF.  No entanto, recomendamos que você procure a unidade básica de saúde de sua referência aqui para já conhecer a sua equipe, serviços e cuidados oferecidos.

 

  1. Qual o horário de funcionamento da minha Unidade Básica de Saúde?

O horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde varia de acordo com o tipo da Unidade e a quantidade de equipes que nela atuam. Verifique aqui o horário de funcionamento da sua UBS de referência.

 

  1. Minha Unidade Básica de Saúde fecha durante o horário do almoço?

Todas as Unidades Básicas de Saúde devem estar abertas ao público interruptamente desde o horário de abertura até o horário de fechamento.