Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/05/13 às 13h11 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Pesquisa em Planaltina antecipa ações preventivas de saúde

COMPARTILHAR

Conhecer a realidade da população para antecipar ações de saúde e atuar preventivamente é a proposta do projeto realizado pela coordenação geral de saúde de Planaltina, juntamente com o Centro de Ensino Profissionalizante de Saúde, da Secretaria de Estado de Educação, e parceiros.

A coordenadora-geral de saúde de Planaltina, Mônica Rocha, afirma que o objetivo do trabalho, na área de saúde, é conhecer e mapear as doenças da população, como hipertensão, diabetes, dengue, entre outras, para que a Regional possa atuar com prevenção e tratamento.

No caso de hipertensão, exemplifica ela, caso seja registrado um grande número de pessoas com a doença em determinado bairro ou região, a Regional pode atuar no com informações para a população e indicar o tratamento adequado.

Além disso, segundo a coordenadora, outras ações também podem ser aplicadas. “Um levantamento preliminar registrou um número expressivo de adolescentes grávidas em um bairro da cidade. Com isso, podemos atuar no local, por exemplo, com a realização de palestras para estas jovens mães”, explica.

Ela informa que já foram aplicados mais de 1.700 questionários. “Neste mês, a previsão é realizar entrevistas com 200 famílias”, conta.

Questionários – Além da área de saúde, a coordenadora relata que a pesquisa também vai levantar dados econômicos, sociais, e até mesmo índices de violência, junto à população de cerca de 170 mil moradores da cidade. Os questionários estão sendo aplicados por 160 estudantes de Odontologia, Enfermagem e Nutrição da Escola Técnica de Saúde, que receberam treinamento específico para realizarem as entrevistas. “Começamos a pesquisa em abril, mas o projeto teve início no ano passado”, diz.

Além dos estudantes, participam do projeto, geógrafos, estatísticos, pesquisadores. Entre os parceiros estão UniCeub, Codeplan, Administração Regional e Conselho de Saúde de Planaltina.


Tatiane Gomes