Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/05/14 às 15h22 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Planaltina tem ambulatório para pequenas cirurgias reparadoras

COMPARTILHAR

Equipe também realiza plástica de traumas ortopédicos

O Hospital Regional de Planaltina (HRPl) tem ambulatório específico para pequenas cirurgias com o objetivo de reduzir o tempo de espera e melhorar o atendimento. Os procedimentos são de pequena complexidade, como: biópsias, unhas encravadas, pequenos tumores, nódulos de mamas, lesões e feridas subcutâneas. Em média, cada médico realiza seis cirurgias por período.

Segundo o diretor do HRPL, Ely Aguiar, com o ambulatório não há demanda reprimida para este tipo de cirurgia. “Com o novo serviço é possível dar suporte para pacientes de outros hospitais da rede pública de saúde”, afirmou.

Outra novidade no hospital é a equipe que trata de feridas. Os profissionais realizam plásticas reconstrutivas em pacientes com escaras, traumas ortopédicos causados em acidentes, exposição óssea e lesões extensas que necessitam de plástica.

“A criação do ambulatório torna o atendimento mais ágil e evita o deslocamento a hospitais como o da Asa Note, na procura por cirurgia plástica reparadora”, completou Ely Aguiar.

De acordo com o diretor, o projeto é uma conquista, principalmente para os cirurgiões do setor. “Só foi possível abrir o serviço com a chegada de dois profissionais que além de cirurgiões gerais fazem cirurgia plástica”, afirma.

A cirurgiã Fabíola Ferreira, recém-contratada, explica que é um trabalho novo, e que a demanda tem sido grande. “Fazemos esse tipo de intervenção dois períodos por mês, porque a maioria dos procedimentos que realizamos é de cirurgia geral”, relata.

Por Tatiane Gomes, da Agência Saúde DF