Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/04/14 às 15h17 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Regional de Saúde Planaltina realiza atividades para idosos

COMPARTILHAR

Centro de Saúde promove escola de avós

O Centro de Saúde n° 04 de Planaltina, localizado na Estância, realizou no dia 09 de abril, diversas atividades para os idosos, dentro do Programa Escola de Avós. Foram oferecidos serviços de avaliação dos fatores de riscos para doenças cardiovasculares, aferição da pressão arterial e dosagem de glicemia, teste de colesterol e triglicerídeos, teste rápido para sífilis e HIV, eletrocardiograma, palestra sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis na terceira idade, atualização do cartão de vacina, atendimento odontológico, corte de cabelo e Lian Gong. Também foi servido um lanche para quem participou das atividades.

Segundo a gerente de enfermagem, Hermecilda Vieira, os idosos que apresentaram alterações nos exames foram encaminhados para atendimento médico. “Essa é a primeira vez que realizamos essa ação, e todos os profissionais de saúde do centro se envolveram para promover a saúde nessa faixa etária”.
“A importância desse evento é socializar, melhorar a qualidade de vida, além de incentiva-los a vir aqui”, explicou a gerente do Centro de Saúde n° 04, Roose Diane Padilha.

Segundo a aposentada Lucivone Costa, 61 anos, iniciativa como essa deveria ocorrer mais vezes. “Fiz vários exames em um dia”, afirma.

A aposentada Petrolina Cardoso, 78 anos, conta que ficou muito feliz com o atendimento. “Realizei exames, cortei o cabelo e também fui atendida pela dentista”, disse.

A Escola de Avós é um programa do Núcleo do Idoso (Nusi) promovido pela Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde, cujo objetivo é oferecer, aos idosos, atividades que possam contribuir para o crescimento cognitivo, bem-estar e promoção da saúde. Em Planaltina é a segunda vez que ocorre esse ano

Por Tatiane Gomes, da Agência Saúde DF