Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/09/13 às 15h37 - Atualizado em 30/10/18 às 15h07

Planaltina realiza oficina de primavera em Saúde

COMPARTILHAR

Orientação sobre saúde individual, coletiva e ambiental

O Centro de Referências em Práticas Integrativas em Saúde de Planaltina (Cerpis) realiza a oficina da primavera nesta terça (24), das 8h às 11h, em sua sede, ao lado do Hospital de Planaltina.

Segundo o gerente do (Cerpis), Marcos Freire, essas oficinas visam à valorização da cultura popular e o resgate da sua interface com a saúde individual, coletiva e ambiental.

As pessoas que comparecerem poderão participar das seguintes práticas:

– Alongamento corporal 
– Aula de automassagem
– Um lanche compartilhado entre os participantes
– Uma palestra sobre o perdão para florescer, com Tiago de Carvalho, da escola antroposófica Moara
– Apresentação musical
– Confecção de flores com dobradura de papel
– Encerramento.

A coordenadora-geral de saúde de Planaltina, Mônica Rocha Rodrigues, ressalta as ações do CERPIS, que oferece cursos e palestras gratuitamente para a comunidade, como por exemplo, Tai Chi Chuan, Automassagem, acupuntura e fornecimento de plantas medicinais. “O Centro atua na atenção primária à saúde da regional de saúde e traz muitos benefícios para a população, como palestras como essa”, afirma.

A costureira Ana Elite Neves comenta que o seu cotidiano é muito agitado e rotineiro. “Por ficar muito tempo em casa eu tinha dificuldades de desenvolver amizades e as palestras do Cerpis, como essa, assim como a aulas de automassagem me proporcionaram esse convívio social e tem me ajudado a enfrentar as dificuldades da vida”, afirma.

As oficinas realizadas pelo Cerpis, de acordo com Marcos, são voltadas para profissionais de saúde da regional e da comunidade de Planaltina.

Há seis anos   o Cerpis promove as oficinas de Páscoa, São João, Primavera e Natal, em parceria com a Coordenação da Medicina e Terapias Antroposófica do Numenapis/Gerpis/Saps/SES-DF. Esta atividade está inserida no observatório do Ministério da Saúde para implantação da Medicina e Terapias Antroposóficas no SUS.

Tatiane Gomes