Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/04/17 às 18h40 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Plataforma oferece conteúdo para servidores da saúde bucal

COMPARTILHAR

Ferramenta contribuirá para melhoria do atendimento

BRASÍLIA (11/4/2017) – Aproximadamente 70 artigos científicos, além de manuais e protocolos, fazem parte da nova plataforma criada para profissionais da saúde bucal pela Gerência de Odontologia da Secretaria de Saúde. Além de contribuir para atualização dos conhecimentos, a ferramenta fornece vídeos que podem ser utilizados como suporte para orientar pacientes nas unidades básicas. A página online e gratuita está disponível neste link.

“Essa é uma página institucional que se destina à divulgação de assuntos científicos entre os servidores para fortalecer os estudos e experiências profissionais no âmbito de saúde bucal”, explica a coordenadora da iniciativa odontóloga Gerlídia Araújo Rodrigues. “Os conteúdos incluem artigos recentes e de grande relevância que podem nortear suas condutas, o que melhora a qualidade do atendimento à população”, completou.

Segundo ela, o conteúdo foi disponibilizado por aproximadamente 70 odontólogos da Secretaria de Saúde e avaliado previamente pela Comissão Científica, que tem a participação de servidores de expertise em várias áreas da odontologia. “O grupo é formado por profissionais mestres e doutores da Secretaria de Saúde, que estão sempre se atualizando”, disse.

Quem acessa o site pode navegar nas abas Biblioteca, onde há material sobre tecnologias, técnicas e materiais inovadores; e Vídeoaulas, que permite fazer downloads de vídeos sobre assuntos como diagnósticos de câncer. Outra aba é Cursos e Congressos, que terá avisos de capacitações e eventos relacionados a área.

“No item Manuais, há um passo a passo para acessar informações dos estoques de medicamentos na Farmácia Central e a Política Nacional de Atenção Básica. Os artigos tratam sobre endodontia, odontologia hospitalar, saúde coletiva, cirurgia e traumatologia e odontologia para pessoas com deficiência”, contou Gerlídia.

A plataforma foi planejada por um período de seis meses, em parceria com a Subsecretaria de Planejamento em Saúde (Suplans) e com a Residência Multidisciplinar em Saúde Coletiva. Os servidores também poderão contribuir para abastecer a plataforma enviando artigos e materiais pelo e-mail da Gerência de Odontologia: cientifico.geo@gmail.com