Governo do Distrito Federal
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20/05/19 às 12h01 - Atualizado em 26/06/20 às 12h37

Policlínica – Sobradinho

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Gerência de Serviços de Atenção Secundária 01

  • Endereço: Área especial quadra 12 conjunto D – no complexo do Hospital Regional de Sobradinho
  • Telefone: (61) 2017-1200 ramal 1390
  • E-mail: policlinica.norte.sob@gmail.com
  • Horário de atendimento: 07:00 às 12:00 e 13:00 às 18h – de segunda a sextafeira, exceto feriados.
  • Prioridade de atendimento: pessoas com deficiência, idosos com  idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e os obesos nos termos da lei.
  • Linhas de ônibus: Acesse aqui
  • Acessibilidade: o serviço encontra-se na área do ambulatório do Hospital Regional de Sobradinho, com uma rampa de acesso lateral que permite a aproximação de veículos ou mesmo a chegada em cadeira de rodas. O setor interno não tem áreas com escadas.
  • Há estacionamento para carros, motos, bicicletas e vagas reservadas para idosos e deficientes. 

 


O que a Policlínica de Sobradinho faz por você:

 

ATENDIMENTO AMBULATORIAL

Consultas nas especialidades: 

  • Acupuntura
  • Cardiologia
  • Cirurgia geral 
  • Cirurgia plástica 
  • Cirurgia vascular (Angiologia) 
  • Clínica médica 
  • Colonoscopia 
  • Dermatologia geral 
  • Endocrinologia e metabologia 
  • Fisioterapia
  • Ginecologia geral (pré-natal de alto risco, cirurgia ginecológica, uro ginecologia, onco-ginecologia) 
  • Mastologia 
  • Nefrologia 
  • Neurologia 
  • Neurologia pediátrica 
  • Nutricão 
  • Oftalmologia/fundoscopia 
  • Pneumologia 
  • Proctologia 
  • Psiquiatria 
  • Reumatologia 
  • Tisiologia 
  • Urologia
  • Neuropatia 
  • Ambulatório de Estomia 
  • Sala do pé-diabético 
  • Consulta de enfermagem 
  • Curativos de nível secundário e terciário para o pé diabético

 


Requisitos

  • O acesso à consulta de primeira vez se dá através da solicitação da UBS de referência do paciente no sistema SISREG III ou SISCONWEB. A Central de Regulação é responsável pelo processo de regulação do acesso à Atenção Ambulatorial Secundária (AASE). 
  • Encaminhamento do ambulatório do HRS são regulados na regulação do hospital; 

Encaminhamento do Pronto Socorro e UBS são regulados pela unidade básica de saúde (UBS) de referência.


Documentos Necessários

  • Primeira consulta: Documento de identificação válido, guia de consulta fornecida pelo profissional que está encaminhando ao especialista e  Cartão Nacional do SUS;
  • Consulta retorno: Cartão do SUS e do SES.

Etapas

  • 1ª consulta: o Ser atendido por médico da Unidade Básica de Saúde o Inserir pedido no sistema de regulação e aguardar agendamento; 

• Retorno: após a consulta inicial. Caso o paciente não tenha seu retorno agendado por algum motivo, deverá comparecer pessoalmente à Unidade, nos horários de 07:00 às 12:00h e das 13:00 às 18:00h.


Prazos 

Os agendamentos são realizados de acordo com as vagas ofertadas mensalmente, grau de prioridade (Classificação de Risco: AZUL, VERDE, AMARELO E VERMELHO) e ordem cronológica da solicitação.


Normas e regulamentações

DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Saúde. Portaria nº 773, de 19 de julho de 2018. Estabelece as diretrizes e normas para organização da Atenção Ambulatorial Secundária. Diário Oficial do Distrito Federal, Brasília, DF, 2018. 

 


Ambulatório de Saúde Funcional – ASF (antigo NUFIRF)

Descrição:

  • Fisioterapia Ortopédica,
  • Neurológica Adulta e Neuropediátrica;
  • Terapia Ocupacional Ortopédica, Neurológica Adulta e Neuropediátrica;
  • Psicologia.

Requisitos

Residir no Distrito Federal

Formas de acesso

Para ser atendido ASF, deve-se passar por consulta com especialista ou médico da Unidade Básica de Saúde mais próxima à sua residência.

O atendimento ambulatorial no ASF acontece após os seguintes passos:

1) Atendimento na Unidade Básica de Saúde ou por médico especialista, encaminhamento para o acompanhamento especializado pelo profissional que o atendeu;

2) Lançamento do pedido (encaminhamento) no sistema de regulação da SES/DF pela equipe da própria UBS que o atendeu ou pela equipe de regulação do HRS;

3) Contato do sistema de regulação informando sobre o local, dia e hora para a consulta.


Documentação necessária:

– Documentos: Pedido médico com CID, cartão do SUS, chave de acesso (número recebido após agendamento pela Central de Regulação).

• Consulta retorno:

– Cartão de Atendimento após primeira avaliação.

Formas de prestação do serviço:

• Horário de atendimento:

– Ambulatório: 07:00 ás 11:30 e 13:00 às 17:00

• Prioridade de atendimento: conforme classificação de riscos/Prioridades.

• Telefone: 2017-1200 ramal 1396 


CENTRO ODONTOLÓGICO  (CEO-HRS)

Descrição 

  • Periodontia; 
  • Endodontia; 
  • Cirurgia buco-maxilo-facial (CBMF); 
  • Pacientes com Deficiência (PcD´s); 
  • Estomatologia / Diagnóstico de Câncer Bucal; 
  • Radiologia Odontológica 

Requisitos 

  • Primeira consulta: Paciente passa por atendimento inicial básico no Centro de Saúde ou Unidade Primária de Saúde da Estratégia de Saúde da Família e é referenciado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), sendo inserido no sistema de regulação (SISREG) pelo cirurgião-dentista da Atenção Primária. 
  • Após a conclusão do seu atendimento é Contra-referenciado para a Unidade Básica de Saúde para conclusão do seu atendimento no nível primário e manutenção do mesmo. A marcação será feita pela Central de Regulação e

seguirá a classificação de Risco: AZUL, VERDE, AMARELO E VERMELHO e ordem cronológica da solicitação.

  • Consulta retorno: Por se tratar de tipos diferentes de Especialidades Odontológicas temos tempos e etapas diferenciadas de atendimento de acordo com cada especialidade. Sendo assim, serão marcadas quantas consultas forem necessárias para conclusão do tratamento do paciente no CEO. Após finalização do tratamento especializado o paciente é contra referenciado para a Atenção Primária para manutenção e continuidade de seu tratamento na UBS. 

Documentação necessária 

  • Documento de identificação com número do CPF 
  • Cartão do SUS e SES 
  • Chave de acesso (número recebido após agendamento pela Central de Regulação).

Formas de prestação do serviço 

Para atendimento no Serviço de Saúde Bucal do CEO/HRS, o cidadão-usuário deve procurar a unidade básica de saúde (centro de saúde ou clínica da família) mais próxima de sua casa. Nessas unidades, além da prevenção e educação em saúde, são oferecidos os procedimentos básicos em Odontologia, como profilaxia (limpeza), periodontia básica (tratamento das gengivas), restaurações e pequenas cirurgias ambulatoriais. 

Caso o paciente necessite de tratamento mais especializado, como endodontia (canal), periodontia avançada (tratamento das gengivas), atendimento às pessoas com deficiência que não conseguiram ser adequadamente tratadas nas UBSs, cirurgia oral menor (extração de sisos), diagnóstico de câncer bucal e exames radiográficos odontológicos (periapical, interproximal e panorâmico), o cirurgião dentista da unidade básica o encaminha para o CEO/HRS, de acordo com os protocolos de cada especialidade, inserindo-o no sistema de regulação (SISREG). Em caso de necessidade de pronto-atendimento (dor ou emergência), o usuário deve procurar, preferencialmente, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) mais próximas à sua casa ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento). 


Prazos 

Impossibilidade para se determinar um prazo de conclusão visto que cada área depende de um número próprio de consultas, específico para cada caso apresentado pelo paciente. Todas as etapas para a conclusão do atendimento especializado serão remarcadas pelo próprio cirurgião-dentista do CEO ao término de cada consulta.