Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/07/20 às 16h53 - Atualizado em 10/07/20 às 16h54

População em situação de rua abrigada no Autódromo recebe ação de saúde bucal

COMPARTILHAR

Palestras com instruções de higiene bucal e entrega de kits de higiene foram doados

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE

 

Os abrigados no Autódromo Internacional Nelson Piquet receberam, na manhã desta sexta-feira (10), a visita de servidores da Secretaria de Saúde que fizeram uma ação preventiva de promoção de saúde bucal. A iniciativa partiu da Gerência de Odontologia em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Ao todo, 184 pessoas em situação de rua estão instaladas nos alojamentos provisórios instalados no autódromo. A ação contou com o apoio da Direção de Atenção Primária da Região de Saúde Central.

 

Dentistas ensinaram a forma correra de escovar os dentes – Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

“A população vulnerável, em situação de estresse e de precarização de higiene precisa muito de ações preventivas de saúde bucal. A falta de higienização bucal pode acarretar maior incidência de bactérias na boca e, consequentemente, a facilidade de doenças respiratórias como a pneumonia, que nessa pandemia é um risco maior ainda”, explica a gerente interina de Odontologia, Érika Maurienn.

 

Todos participaram de uma palestra com instruções de higiene bucal, que abordava a maneira correta de escovar os dentes, utilizar o fio dental e tirava dúvidas dos participantes. Ao término, foram entregues para todos os abrigados kits de higiene bucal compostos de pasta, escova de dentes e fio dental.

 

Equipe de saúde bucal da Região de Saúde Central participou da ação

“Estudos comprovam que as bactérias bucais podem causar pneumonias. Com a entrega desses kits de higiene bucal essas pessoas terão condições de reduzir possíveis microorganismos na boca, e assim, se protegem também da Covid-19”, destaca a Referência Técnica Distrital (RTD) de Odontologia, Rafaela Gallerani.

 

Muitos abrigados aproveitaram a palestra para tirar dúvidas e esclarecer mitos sobre a higiene bucal, como o caso do mito de que a maçã limpa os dentes. Uma das dentistas que palestraram explicou que apesar de conter muita fibra, somente a maçã não é suficiente para higienizar a boca. A escovação correta ainda é a principal forma de combater a cárie.

 

Para Thiago Silva, de 35 anos, a palestra foi de suma importância e esclareceu as principais dúvidas sobre a maneira correta de escovar os dentes. “Gostei muito dessa ação e da entrega dos kits, isso mostra que alguém se preocupa com a gente, com nossa saúde”, avalia.

 

Kits de higiene bucal distribuídos para os abrigados no autódromo

 

INSTALAÇÕES – O autódromo é uma unidade de acolhimento com capacidade para 200 pessoas, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e organizado pelo Instituto Tocar, contratado pela pasta. Os alojamentos começaram a funcionar no dia 7 de abril e estão previstos para seguir enquanto durar a pandemia. O objetivo é manter todos os moradores em situação de rua instalados no local.

 

De acordo com Maiara Sobrinho, coordenadora do alojamento do Autódromo Internacional Nelson Piquet, todos os abrigados têm que respeitar as regras do local e só podem sair três vezes na semana, no horário de 9h às 17h.

 

 

A ideia da iniciativa, além de proteger as pessoas vulneráveis nesse tempo de pandemia, é evitar que a contaminação da Covid-19 se prolifere entre essa população e, consequentemente pela cidade.

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA