Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/02/14 às 13h54 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Portarias oficializam Serviços de Cirurgia da Coluna Vertebral, Mão e Microcirurgia Reconstrutiva

COMPARTILHAR

Funcionamento no Hospital Regional do Paranoá

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) publicou, na terça-feira (18), as Portarias nº 30 e nº 31, que criam o Serviço de Cirurgia da Coluna Vertebral e o Serviço de Mão e Microcirurgia Reconstrutiva, respectivamente. Ambos são subordinados à Unidade de Traumatologia e Ortopedia do Hospital Regional do Paranoá (HRPa).

“A criação desses serviços permitirá um ganho de autonomia, pois terão centros cirúrgicos próprios e ambulatórios específicos”, afirma o coordenador-geral de Saúde do Paranoá, Rommel Costa.

O Serviço de Mão e Microcirurgia Reconstrutiva será composto, preferencialmente, por especialistas em cirurgia de mão, neurocirurgião, fisioterapeutas e terapeutas de mão. Ao todo serão nove médicos. “Os pacientes serão inicialmente atendidos em suas unidades de saúde, e depois, por meio da Central de Regulação de Leitos, serão admitidos para realização dos procedimentos”, afirma o coordenador do Serviço, Paulo Sérgio Queiroz. Segundo ele, a rotatividade nos leitos para cirurgia da mão é rápida, pois muitos pacientes terão alta no mesmo dia.

Já Serviço de Coluna do Hospital Regional do Paranoá (HRPa), inaugurado em janeiro de 2013, contabilizou até dezembro, 211 cirurgias. Nos anos anteriores, o atendimento ambulatorial era realizado no Hospital de Base (HBDF), que atualmente atende somente pacientes críticos, que chegam à Unidade de Trauma e precisam de atendimento emergencial para evitar lesões graves.

“Com a criação oficial, haverá um aumento do número de horários para a cirurgia de coluna”, comenta o coordenador-geral de Saúde do Paranoá, Rommel Costa. Segundo ele, o atendimento era prestado por sete profissionais, após a publicação, a equipe receberá outros quatro, dentre neurocirurgiões e ortopedistas.

O serviço busca atender casos de lesões traumáticas da coluna vertebral, bem como, atendimentos ambulatoriais para prevenção, tratamentos e exames. Além de casos de tumores na coluna e urgências dos transtornos degenerativos (hérnias de disco ou estenoses do canal vertebral) que levam a déficits neurológicos progressivos.

O HRPa também oferece o Pronto-Atendimento de Especialidades Ortopédicas (Paeso), de terça-feira à sexta-feira, com marcação de consultas por agenda aberta, das 7h às 9h e das 13h às 15h. “O Paeso tornou-se um instrumento para facilitar o acesso do paciente ao ortopedista especialista. A porta de entrada é a Emergência do HRPa, com um número limitado de vagas por semana”, comenta Rommel.

Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226