Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/06/13 às 21h23 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Posto de saúde da Metropolitana inicia sessões de Lian Gong

COMPARTILHAR

Atividades às segundas, quartas e sextas-feiras

As sessões de Lian Gong em 18 terapias foram iniciadas nesta segunda-feira (17) no Posto de Saúde Urbano da Metrpolitana (Núcleo Bandeirante), no Setor dos Engenheiros rua 2. Quem quiser participar, basta comparecer ao local, às segundas e quartas-feiras, às 16h, ou sexta-feira, às 7h30.

Segundo a facilitadora da prática chinesa, enfermeira Marta Macedo, trata-se de uma promoção em saúde que traz inúmeros benefícios. “O Lian Gong ajuda a combater a hipertensão e o stress, melhora a respiração e tonifica os músculos, trazendo um bem estar geral ao seu praticante”, enumera.

Para Marta, esse é apenas o primeiro passo, para um aprendizado conjunto entre os participantes das sessões. De acordo com a moradora da Metropolitana, Marialva Silva dos Santos, “ é uma oportunidade de não ficar parada e melhorar a musculatura”.

Outra moradora que atendeu ao convite do Posto de Saúde e já decidiu que irá seguir em frente é Josélia Farias Macedo. “Vim remarcar uma consulta, fiquei sabendo que teria mais essa chance de cuidar da saúde e vou aproveitar. Espero vir todos os dias”, completou.

O Lian Gong faz parte do rol de terapias oferecidas pela Secretaria de Saúde por meio do Núcleo de Medicina Natural e Terapêuticas de Integração(Numenati /SES-DF), em diversas unidades de assitência básica do Distrito Federal.

Os facilitadores são treinados pelo núcleo no nível central e posteriormente repassam seus conhecimentos, seja como agentes multiplicadores junto aos colegas, seja junto à comunidade, por meio de sessões públicas e gratuitas.

O que é?

O Lian Gong em 18 Terapias é uma prática corporal elaborada na década de 70 pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, médico ortopedista da Medicina Tradicional Chinesa que vive em Shangai, na China.

Essa prática foi escolhida pelo governo de Shangai para ser amplamente divulgada para a população e o Dr. Zhuang, o seu criador, recebeu o prêmio de “Pesquisa Científica de Resultado Relevante”.

Arielce Haine