Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/08/13 às 18h26 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Posto de saúde de São José é entregue após melhorias

COMPARTILHAR

Governador anuncia mais investimentos para a saúde 

Mais investimentos para a saúde nas áreas urbanas e rurais do Distrito Federal foram anunciados pelo governador Agnelo Queiróz ao entregar nesta sexta-feira (16), o posto de saúde do Núcleo Rural São José, a 57 quilômetros de Planaltina, após realização de manutenção que durou três meses.

O governador enfatizou a importância da assistência médica na área rural. “Temos dado atenção à área rural. E ainda faremos reformas em outros postos de saúde de Planaltina para atender melhor a população”, informa.

A construção de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Planaltina, assim como a instalação de um tomógrafo, foram anunciadas pelo secretário de saúde, Rafael Barbosa.

Segundo o secretário, a reforma dos postos, centros de saúde e hospitais têm sido um dos principais focos da gestão. “Quando entramos no governo, tínhamos uma cobertura de 12% de estratégia da família, e hoje já alcançamos 30%. Entregamos 30 unidades de saúde e o nosso compromisso é entregar mais 30 até o final deste ano”, diz.

Para a coordenadora da regional de saúde de Planaltina, Mônica Rocha Rodrigues, nunca se investiu tanto em tão pouco tempo na regional de Planaltina. “Acreditamos no GDF e estamos melhorando a saúde. Em breve, vamos reinaugurar o Posto de Saúde Rural do Rio Preto, que está em obras”, destaca. Os próximos postos a serem reformados são os dos Núcleos Rurais Pipiripau e Santos Dumont.

O posto de São José atende cerca de 1,3 mil moradores da região e realiza, em média, 200 consultas médicas por mês. A equipe do Programa de Saúde da Família do São José é formada por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e sete agentes comunitários.

Balanço
Nos últimos dois anos e meio a SES/DF investiu mais de R$ 6 bilhões em reformas de 30 centros de saúde (metade da rede), construção de sete clínicas da família novas e quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Tatiane Gomes