Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/07/19 às 12h44 - Atualizado em 27/08/19 às 10h32

Práticas Integrativas de Saúde

Descrição
As Práticas Integrativas em Saúde (PIS) são entendidas como tecnologias que abordam a saúde do ser humano na sua multidimencionalidade-física, mental, psíquica, afetiva e espiritual-com o objetivo de promover, manter e recuperar a saúde. São tecnologias eficazes e seguras com ênfase na escuta acolhedora, no autocuidado, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. A validação das PIS no SUS-DF será confirmada pelo critério da tradicionalidade de seu uso e/ou pelas comprovações de seus benefícios por metodologias científicas contemporâneas tendo o seu desenvolvimento o caráter transversal, transdisciplinar e intersetorial.

 

As PIS oferecidas devem estar contidas na Política Distrital de Práticas Integrativas em Saúde (PDPIS) vigente. Atualmente, na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, constam dezessete (17) práticas: Acupuntura, Arteterapia, Automassagem, Fitoterapia, Hatha Yoga, Homeopatia, Lian Gong em 18 terapias, Medicina e Terapias Antroposóficas, Meditação, Musicoterapia, Reiki, Shantala, Tai Chi Chuan e Terapia Comunitária Integrativa, e a portaria nº 371 de 03 de junho de 2019 inclui o Ayurveda, a Laya Yoga e a Técnica de Redução de Estresse (TRE® – Tension and Trauma Releasing Exercises).

 

Imprima a Carta de Serviços


Requisitos
Algumas práticas são restritas a pacientes da unidade de saúde, existem também práticas restritas aos servidores e outras que necessitam de agendamento prévio. Em geral, as PIS são abertas à comunidade, sem requisitos.

 


Formas de acesso

As ações de serviços das PIS são exercidas por profissionais de saúde e voluntários cadastrados presentes no SUS-DF desde que devidamente habilitados por meio de curso de capacitação ou com formação específica. Existem os atendimentos coletivos e individuais (necessitam agendamento) que são ofertados de maneira regular na própria unidade ou em local próximo. Na página das PIS no site da SES-DF o usuário pode encontrar as práticas realizadas em cada cidade do DF ou por prática. A comunicação também é feita na própria Unidade de Saúde através de encaminhamentos ou pelo conhecimento da prática sendo realizada na unidade.

 


Consulte as práticas integrativa e saiba aonde são oferecidas

 

Conceitos simples – Práticas Integrativas