Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/08/13 às 21h57 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Guará investe na prevenção e no controle de infecção

COMPARTILHAR

Como parte do curso de atualização em Controle de Infecção Relacionada à Assistência (IRAS), o Núcleo de Controle de Infecção (NCI), da regional do Guará, capacitou, na última sexta-feira (09), os profissionais do Centro de Saúde nº 04 da Estrutural nos processos de limpeza, desinfecção e esterilização de produtos para a saúde.

Além de monitorar e avaliar as medidas de prevenção e de controle, o NCI é também responsável por capacitar os profissionais e desde março, vem realizando oficinas com os servidores.

Para Eulina Ramos, responsável pela capacitação, o objetivo é estimular sempre a aplicação das medidas de prevenção na rotina. “O nosso objetivo aqui não é ensinar porque os nossos profissionais tem formação adequada. No entanto, é preciso ajustar condutas porque sabemos que alguns problemas relacionados a IRAS podem ser evitados pelo reforço no conhecimento das normas e protocolos adotados pela Anvisa e Ministério da Saúde”, declara.

Durante toda a tarde, os servidores puderam tirar dúvidas e discutir temas relacionados à desinfecção de produtos para a saúde. Foi abordado desde materiais utilizados em procedimentos de risco e que entram em contato com membranas mucosas e pele, como também os de baixíssimo risco de desenvolvimento de infecção associada (termômetro e estetoscópio). Além disso, foram ilustrados todos os processos de esterilização, as etapas da limpeza até o uso do material.

A atualização também já foi realizada esta semana no Centro de Saúde nº 01 e seguirá para as outras unidades. “No primeiro semestre, a aulas e oficinas estavam acontecendo no Hospital Regional do Guará (HRGU). Víamos a dificuldade dos servidores em participar. Agora temos uma maior adesão e cerca de 50 profissionais já passaram pela capacitação”, assegura Eulina. Os servidores que completarem a carga horária de 40 horas receberão certificado.

Érika Bragança