Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/05/20 às 10h00 - Atualizado em 20/05/20 às 15h43

Profissionais do HRSam são capacitados para atender pacientes com Covid-19

COMPARTILHAR

Equipes de todos os setores recebem treinamentos e orientações constantemente

 

Com o aumento de casos de pessoas infectadas com coronavírus no Distrito Federal, todos profissionais de saúde precisam estar preparados para atender um paciente suspeito ou com confirmação da Covid-19. Pensando nisso, a direção do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) tem realizado, frequentemente, capacitações com seus servidores para o enfrentamento do coronavírus.

 

“Todos os dias fazemos algum tipo de capacitação com nossos servidores. As orientações sobre paramentação e desparamentação são constantes. Por conta disso, todos eles estão aptos para atender pacientes com Covid-19”, afirma o diretor do HRSam, Luciano Gomes.

 

Desde o final de janeiro, estão sendo realizadas capacitações sobre o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), rodas de conversas com todos os setores e capacitações específicas voltadas para o atendimento a pacientes.

 

“Todos os setores e chefias receberam capacitações específicas sobre a maneira de atender os pacientes com Covid-19, se paramentar e desparamentar, além de higienizar corretamente as mãos. Além disso, estamos testando nossos servidores a cada 15 dias”, explica o chefe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar, Danilo Saigg.

 

Segundo ele, a testagem dos profissionais também é uma maneira de prevenção do coronavírus, tendo em vista que assintomáticos também podem transmitir a doença. Os 1.030 servidores que trabalham no HRSam foram divididos em dois grupos e já realizaram os testes.

 

Texto: Jurana Lopes, da Agência Saúde

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde