gototop
SAÚDE
FacebookTwitterGoogleYoutubeFlickr

Programas - Saúde do Idoso

Atualizado em 17/11/2017

Contatos:
(61)3348-6260
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

O envelhecimento da população mundial é fato inegável e acontece de forma acelerada nos países em desenvolvimento. O Núcleo de Saúde do Idoso (NUSI) foi implantado na Secretaria de Saúde do Distrito Federal em 1992, dentro de uma perspectiva biopsicossocial, com ênfase na promoção de saúde, reabilitação, prevenção e tratamento de agravos à saúde desta faixa populacional. O universo de atuação do Núcleo é a população de idade igual ou superior a 60 anos.

O Núcleo desenvolve suas atividades de forma descentralizada, buscando a autonomia das regionais de saúde, oferecendo suporte técnico-científico para supervisão, avaliação, capacitação de recursos humanos, além de promover organização de serviços, levantamento de dados epidemiológicos, elaboração de material educativo e informativo, e também condução de projetos integrados a outros setores governamentais e não governamentais.

A Área Técnica de Saúde do Idoso, está presente na Administração Central da SES subordinado à GCV (Gerência de Ciclos de Vida), à DAEAP e à COAPS/SAIS. Nas Regiões de Saúde, o trabalho das DIRAPS (Diretoria de Atenção Primária à Saúde) leva as ações da saúde do idoso à população. 

A porta de entrada principal para a pessoa idosa na rede de saúde do DF é a atenção primária (Unidade Básica de Saúde). O encaminhamento para o ambulatório de geriatria é realizado pelo médico da atenção primária (por meio de uma ficha de referência e contra referência) e segue critérios específicos. Atualmente são 11 ambulatórios de referência em geriatria.

 

Livro: Situações de saúde, vida e morte da população idosa residente no Distrito Federal

-Política Distrital do Idoso - Lei nº 3.822, de 08 de fevereiro de 2006

-Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa – Portaria nº 2528 de 19 de outubro de 2006

-Política Nacional do Idoso – Lei nº 8842 de 04 de janeiro de 1994

-Estatuto do Idoso – Lei n ª 10.741 de 01 de outubro de 2003

Orientações para a população – Saúde do Idoso 

Dicas para saúde do Idoso

Protocolo de Atenção à Saúde do Idoso
Protocolo de Antidepressivos em Idosos:Citalopram e Mirtazapina

 

 

 

 menu atalho ouvidoria

2 carta de servicos

banner SaudeFamilia 2

16

fepecs banner

banner fundo de saude

7 hemocentro

9 transplantes

15

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Programas