Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/10/15 às 16h59 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Projeto atende comunidade do Varjão com apoio de estudantes

COMPARTILHAR

Inciativa é parceria entre Escola de Ciências de Saúde e Secretaria de Saúde

BRASÍLIA (26/10/15) – O Centro de Saúde de Brasília 16 – Varjão está recebendo, desde agosto, alunos do 1º, 2º, 4º e 6º semestre do curso de medicina da Escola de Ciências da Saúde (ESCS). Um dos objetivos é transformar a unidade em um centro de saúde escolar.

“Eles nos ajudam bastante na demanda de visitas locais e a abranger um maior campo para atendermos a todos. Esse é o nosso propósito”, enfatiza o médico odontólogo e gerente do Centro de Saúde do Varjão, Luiz Claudio.

A unidade recebeu os estudantes participantes para orientação de como deve ser feito todo o atendimento junto à comunidade local para esclarecer dúvidas, dar atendimento e interação direta com a população.

Ao saírem para as visitas e atendimentos domiciliares, os estudantes são acompanhados por um docente nas consultas, sendo assim monitorados no mesmo local das atividades, dando maior visibilidade no aprendizado.

ATIVIDADE – O projeto conta com mais de 40 estudantes de medicina da ESCS que estão trabalhando em parceria com equipes, como por exemplo, Saúde da Família (ESF), Centro de Saúde 16 e em consultórios de clínica médica, contribuindo com mapeamento e cadastramento da comunidade por suas características.

Pesquisas sobre a convivência do idoso na região, palestras para gestantes, sala de vacinação, triagem, curativo e entre outros fazem parte do projeto.O grupo de alunos também fica responsável por uma pesquisa sobre obesidade e sobrepeso, com auxílio de servidores do CS da Escola Classe do Varjão.

De acordo com Luiz Cláudio, a aproximação acadêmica com o setor de atendimento prestado pela Secretaria de Saúde gera muitos ganhos para a comunidade, como também para os alunos em formação pelas experiências e práticas adquiridas.