Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/15 às 22h12 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Quatro Equipes de Saúde da Família ganham certificação do Ministério da Saúde

COMPARTILHAR

Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil reconhece trabalho de profissionais de Samambaia

BRASÍLIA (5/8/15) – Quatro equipes de Estratégia Saúde da Família de Samambaia receberam, nesta quarta-feira (5), certificação do Ministério da Saúde por meio da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Com isso, o Distrito Federal passa a ter nove equipes credenciadas, sendo a Unidade da Federação com o maior número de certificações. No Brasil, 11 equipes têm esse título.

“Isso é um privilégio. Em uma fase de dificuldades na Saúde, é importante ter um momento desses, em que o DF é referência nacional”, observou a secretária adjunta, Eliene Berg, ressaltando, ainda, a importância da amamentação para a criança também no lado emocional, pelo vínculo afetivo com a mãe.

O solenidade de entrega da certificação contou, ainda, com a presença da primeira dama, Márcia Rollemberg, de representantes do Ministério da Saúde e da regional de Saúde de Samambaia. “Quero parabenizar as mães que valorizam o aleitamento. Cada uma é irradiadora dessa filosofia”, ressaltou Márcia.

CRITÉRIOS – Conforme observou a coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa, conseguir a certificação não é tarefa fácil. “Passa por etapas difíceis, que envolvem gestão e profissionais”, ressaltou.
Entre os critérios, estão a participação de toda a equipe na capacitação, ter um plano de ação para aleitamento materno e alimentação completar saudável e monitoramento dessas ações, feito pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério Saúde. O objetivo da Secretaria de Saúde é de que até o final do ano haja certificação de pelo menos uma unidade por Regional de Saúde.

Entre as equipes credenciadas, está a do médico Danilo Vilarinho, que recebeu a placa da certificação das mãos de Eliene Berg. “O reconhecimento do nosso trabalho é sempre importante. Depois de passar pelo processo da certificação, a equipe passou a falar a mesma linguagem”, disse.

SEMANA DA AMAMENTAÇÃO – A certificação chega à equipe em plena Semana Mundial da Amamentação, que no Distrito Federal começou em 31 de julho e vai até 15 agosto. A data é celebrada em mais de 170 países entre 1 e 7 de agosto.

Busca-se no Brasil instituir o Agosto Dourado como o símbolo do incentivo à amamentação, à exemplo do Outubro Rosa e Novembro Azul. “A amamentação é considerada padrão ouro e em agosto ocorre a Semana Mundial da Amamentação, então seria importante poder ter um mês dedicado ao assunto”, destaca Mirian Santos, coordenadora dos Bancos de Leite Humano do DF. Para lembrar a data, durante a semana usa-se um laço dourado, onde uma parte representa a mãe e a outra, a criança.