Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/07/19 às 11h47 - Atualizado em 9/02/21 às 11h18

Atendimento Ambulatorial Especializado em Reabilitação Física e Intelectual e transtorno do espectro do autismo (CER II Taguatinga)

Centros Especializados em Reabilitação (CER)

Endereço: Área Especial 16, Setor “C” Norte – Taguatinga Norte – Taguatinga, Brasília – DF, 72115-700

Telefones: (61) 2017 1145 – Ramal – 4270

Horário de funcionamento: 07:00 às 12:00 e 13:00h às 18:00h (de segunda à sexta-feira).

Linhas de ônibus: Qualquer linha de ônibus que dê acesso à Samdu Norte ou ao Hospital Regional de Taguatinga.

Acessibilidade: disponível em todos os acessos da unidade de saúde.

Possui estacionamento, somente para paciente que possui dificuldade de locomoção.

 

Descrição

Os Centros Especializados em Reabilitação fazem parte da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e funcionam como pontos de atenção extra-hospitalar especializados em habilitação/reabilitação. Realizam tratamentos, concessão, adaptação e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência. São organizados a partir da combinação de no mínimo duas modalidades de reabilitação: auditiva, física, intelectual e visual. 

Na Região de Saúde Sudoeste, cidade de Taguatinga/DF, este serviço está denominado como CER II, pois trabalha com duas das modalidades de reabilitação: Física e Intelectual, ou seja, atende as deficiências que dizem respeito à atenção secundária de saúde na competência física e intelectual e transtorno do espectro autista. 

 

Requisitos

Atendimento multidisciplinar: O ingresso do usuário se dá por encaminhamento da Unidade de Saúde, da rede hospitalar e/ou instituições da Atenção Básica, por meio do preenchimento de encaminhamento e/ou relatório, de acordo com o tipo de deficiência, física ou intelectual. Neste encaminhamento devem constar os dados dos usuários, diagnóstico clínico para adultos e para neuropediatria diagnóstico ou hipótese diagnóstica e as demais informações pertinentes, que justifiquem a entrada do usuário no CER II.

É obrigatória a presença de um acompanhante e/ou responsável legal.

Marcação de consulta retorno: pessoalmente com cada profissional.

 

Documentos Necessários

Para o primeiro acesso (acolhimento), a família deverá comparecer ao CER trazendo cópia do encaminhamento médico e/ou especialista não médico da rede pública de saúde, documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência para agendar o acolhimento. O CER está localizado na Área Especial 16, Taguatinga Norte – Taguatinga, Brasília – DF, 72115- 580, ao lado do Hospital Regional de Taguatinga. Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira das 7:00 às 12:00 e 13:00h às 18:00. Telefone para contato – 2017-1145 Ramal – 4270

 

Etapas e Prazos

O acesso a novos usuários é disponibilizado a partir da liberação de vagas, que comumente ocorre devido a: alta, alta assistida, desistência, não adesão etc. O mecanismo de comunicação (consulta) por parte do usuário, acerca do andamento do serviço solicitado pode ser feito via telefone ou pessoalmente dirigindo-se ao estabelecimento.

 

Prioridade de atendimento

Pacientes classificados na consulta de acolhimento, como amarelos. O serviço é disponibilizado a usuários de todas as faixas etárias.

O atendimento é agendado.

O tempo médio de espera para a consulta de acolhimento varia de acordo com a demanda de cada especialidade.