Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/05/19 às 15h01 - Atualizado em 22/05/19 às 15h16

Rede de bancos de leite humano da Saúde é homenageada pela Câmara Legislativa

COMPARTILHAR

 

 

Servidores da pasta, bombeiros e mães doadoras receberam moções de louvor

 

O Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde e seus diversos parceiros foram homenageados, nesta terça-feira (21), pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Representantes de entidades como Corpo de Bombeiros, servidores da Saúde e mães doadoras de leite humano receberam moções de louvor pelos serviços prestados em prol do desenvolvimento do aleitamento materno no DF.

 

A coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e do Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde, Miriam Santos, agradeceu o reconhecimento da Câmara Legislativa e a dedicação de todos os parceiros na empreitada. Entre eles estão os bombeiros, que fazem mais de 90% do recolhimento do leite nas casas; as mães doadoras, que estavam presentes com seus bebês; e os servidores da Saúde, que auxiliam na mobilização da população para doar leite.

 

“É importante agradecer a todos os parceiros presentes. Há escolas, empresas e associações também. Todas essas pessoas fazem a diferença na doação do leite materno. E lembrando que esse trabalho, todos os dias, salva vidas”, afirmou Miriam.

 

INICIATIVA – Presente à cerimônia, de iniciativa do deputado Rodrigo Delmasso, a primeira dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, que tem um filho de cinco meses, lembrou a importância do aleitamento materno. “Quero parabenizar essa iniciativa tão linda, e me coloco à disposição para apoiar todas as causas que incentivem a amamentação. Inclusive, é uma forma de me incentivar também”, comentou.

 

Um pote de 300 ml é suficiente para saciar, em um único dia, até dez recém-nascidos. Em média, a rede pública de saúde tem 250 crianças que necessitam dessas doações, sendo que a maior parte delas é prematura e de baixo peso.

 

DADOS – De acordo com o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Ricardo Ramos, foram doados 5.839  litros de leite humano, este ano, no Distrito Federal, por 2.036 mães. “Foram mães que doaram um pouco de sua energia para outros bebês que mereciam. Isso mostra que doar é um gesto de amor, e quem ama cuida”, disse.

 

A dedicação das doadoras também ficou igualmente registrada ao longo de 2018. Ano passado, foram coletados 18.971 litros de leite humano, quantia representativa para os padrões dos Bancos de Leite Humano do DF.

 

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF

 

 

Rede de bancos de leite humano da Saúde é homenageada pela Câmara Legislativa