Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/07/13 às 20h48 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Rede pública imuniza pacientes contra hepatite

COMPARTILHAR

Mais de 339 pessoas foram atendidas na campanha

A Unidade Mista da Asa Sul, localizada na 508, realizou, nesse domingo (28), Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, testes rápidos e vacinação contra a hepatite B.

“Fizeram o teste 169 pessoas. Sete tinham a doença e cinco já faziam tratamento aqui na unidade. Eles participaram de um aconselhamento pré e pós-teste, além de terem recebido orientações de médicos, psicólogos e enfermeiros”, relata a assessora técnica da Unidade Mista da Asa Sul, Roseane Pereira de Deus.

Durante o evento, 170 pessoas também foram vacinadas contra a hepatite B. “Motoqueiros que participavam do encontro Moto Capital 2013 e um grupo de bombeiro vieram tomar a vacina”, comenta a assessora técnica.

A imunização contra a hepatite B indicada para pessoas de 0 a 49 anos pode ser tomada pela população nos centros de saúde do Distrito Federal. “Na hepatite B a transmissão é ocasionada principalmente através do sexo sem camisinha. Em 95% dos infectados a doença cura espontaneamente e 5% podem evoluir para a forma crônica”, explica o médico infectologista, Felipe Freitas.

De acordo com o infectologista, a doença mais preocupante é a hepatite C. “Na hepatite C apenas 15% dos pacientes não evoluem para a forma crônica. Para ela ainda não existe vacina, mas tem tratamento antiviral”, concluí.

Ludmila Mendonça