Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/04/18 às 13h04 - Atualizado em 11/04/18 às 16h38

Região Centro-Norte promove encontro de trabalhadores da atenção primária

COMPARTILHAR

 

Com o tema “Abril Verde. Trabalhar, sim! Adoecer, não!”, a Região Centro-Norte promove o 1º Encontro sobre Saúde do Trabalhador da Atenção Primária, nesta terça (10) e quinta-feira (12), no Hemocentro. O evento é feito em alusão ao movimento Abril Verde, que tem como objetivo reduzir os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar a sociedade para promoção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho.

 

“Passamos por um ano de mudanças na atenção primária que envolveram lotação de servidores e processos de trabalho. Por isso, após a implementação de 100% da Estratégia Saúde da Família, pensamos em fazer um dia diferente para o trabalhador”, destacou a diretora de Atenção Primária da Região Centro-Norte, Maria Inês Guedes.

 

Segundo ela, a equipe que mais se destacou durante esse período será premiada com certificado de equipe destaque.

 

O evento foi iniciado com a palestra motivacional realizada pelo coaching José Vanderlei S. Rolim, que é psicólogo clínico com experiência em treinamento de equipes de trabalho. Após a palestra, os participantes foram conduzidos a um coffee break.

 

A segunda parte do encontro foi retomada com palestra feita pela enfermeira Cynthia Lemos, além da promoção de Práticas Integrativas com o professor de Tai Chi Chuan Edilberto Zacarias.

 

O médico da família e comunidade da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Lago Norte, Gustavo Carvalho Diniz, ressalta que a programação é um incentivo para os servidores. “Essa é uma ação que resgata o profissional para próximo da Secretaria de Saúde, porque ressalta pontos como a qualidade de vida e como encara o trabalho, o que modifica a maneira como atuamos”, disse.

 

REGIÃO – A região Centro-Norte possui 31 equipes Estratégia Saúde da Família, distribuídas entre sete UBSs. A cobertura que era apenas de 1% foi ampliada para 39,6%.  Todas as unidades funcionam 100% no modelo Saúde da Família. Do total, quatro UBSs atendem aos sábados, sendo 1 e 3 da Asa Norte, e a 1 e 2 do Cruzeiro.

 

Ailane Silva, da Agência Saúde

 

 

Abril Verde: Região Centro- Norte promove encontro de trabalhadores da atenção primária