Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/07/18 às 12h36 - Atualizado em 27/08/18 às 15h13

Residência Médica


Programas de Residência Médica no âmbito da SES-DF

 

A Escola Superior de Ciências de Saúde (ESCS) , mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, é a instituição formadora responsável pelo projeto pedagógico dos programas de residência médica desenvolvidos nos cenários de prática da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A SES-DF, por ser a instituição gestora do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal, é a responsável pela ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde no âmbito local, conforme estabelecido no inc. III do art. 200 da CF/1998 e no inc. III do art. 6º da Lei nº 8.080, de 19/9/1990. A SES-DF realiza tal competência por intermédio da ESCS.

 

Em atendimento aos critérios estabelecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação (CNRM/MEC), os programas de residência médica no âmbito da SES-DF encontram-se regulamentados pela Portaria/SES-DF nº 204 de 7/10/2014, publicada no DODF em 10/10/2014 e alterações. Os programas de residência médica no âmbito da SES-DF têm por objetivo treinar médicos para que eles possam, como especialistas, ser inseridos como futuros trabalhadores do SUS. Por se tratar de uma especialização que dá ao residente uma visão prática da Medicina, o aluno estará preparado para atuar na rede pública de saúde e construir soluções positivas para os problemas que enfrentará. A CNRM/MEC é o órgão detentor das vagas de todos os programas de residência em âmbito nacional, ou seja, é o órgão controlador, monitorador e regulamentador dos programas de residência médica no Brasil, nos termos do Decreto nº 7.562 de 15/09/2011.

 

É de competência da CNRM/MEC a disponibilização do acesso ao Sistema Informatizado da Comissão Nacional de Residência Médica (SisCNRM) para inserção dos residentes matriculados a cada ano pelos órgãos executores dos programas de residência em todo o país.
Conforme estabelecido pela CNRM/MEC, o prazo limite para a matrícula dos novos residentes nos respectivos programas é dia 31 de março de 2018. Não será possível realizar a matrícula de novos residentes após esse período.

 

A Comissão de Residência Médica (COREME) é uma instância auxiliar da Comissão Distrital de Residência Médica (CDRM) e da CNRM/MEC, estabelecida em instituição de saúde que oferece programa de residência médica com o objetivo de planejar, coordenar, supervisionar e avaliar os programas de residência médica da instituição nos termos do Decreto nº 7.562, de 15/9/2011.

 

A SES-DF é a instituição executora dos programas de residência médica dos hospitais e da residência em Rede no âmbito do Distrito Federal.

 


Destaques

Decretos Residência Médica

Concursos Residência Médica


Sistema da Comissão Nacional de Médicos Residentes (CNRM)

 

CNRM – O Sistema da Comissão Nacional de Médicos Residentes (CNRM) é utilizado para o acompanhamento de processos referentes à residência médica. Acesse o sistema


Unidades

 

Asa Norte – Hospital Regional da Asa Norte – HRAN

Asa Sul – Hospital Materno-Infatil de Brasília – HMIB

Brazlândia – Hospital Regional de Brazlândia – HRBz

Ceilândia – Hospital Regional de Ceilândia – HRC 

Gama – Hospital Regional do Gama – HRG

Guará – Hospital Regional do Guará – HRGu

Hospital São Vicente de Paulo

Instituto Hospital de Base do Distrito Federal

Paranoá – Hospital Regional do Paranoá – HRPa

Planaltina – Hospital Regional de Planaltina – HRP

Samambaia – Hospital Regional de Samambaia – HRSAM

Santa Maria – Hospital Regional de Santa Maria – HRSM

Sobradinho – Hospital Regional de Sobradinho – HRS

Taguatinga – Hospital Regional de Taguatinga – HRT