Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/06/18 às 21h00 - Atualizado em 12/06/18 às 22h20

Riacho Fundo I ganhará policlínica de saúde

COMPARTILHAR

Termo foi assinado pelo secretário Humberto Fonseca e pela presidente do TRE-DF, Carmelita Brasil – Foto: Mariana Raphael

 

A Secretaria de Saúde recebeu do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) um imóvel no Riacho Fundo I, onde será instalada uma policlínica. O termo de cessão foi assinado, nesta terça-feira (12), pelo secretário de Saúde, Humberto Fonseca, e pela presidente do TRE-DF, desembargadora Carmelita Brasil.

 

Localizada na QS 16, a unidade oferecerá especialidades da atenção secundária, como ginecologia, pediatria, gastroenterologia, homeopatia e acupuntura. A capacidade de atendimento será, em média, de aproximadamente 450 pessoas por semana.

 

A policlínica terá quatro consultórios, duas salas de acolhimento e uma administrativa, e um espaço onde será o Conselho de Saúde do DF. A unidade, que possui mais de 200 metros quadrados de área útil, será referência para a Região de Saúde Centro-Sul, que engloba Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way, Guará, Estrutural, SIA e Riacho Fundo I e II.

 

O prédio já estava cedido ao Corpo de Bombeiros Militar do DF, que decidiu por entregar o imóvel à Secretaria de Saúde e também assinou o termo de cessão. O espaço passou por melhorias estruturais feitas pela corporação, como manutenção de salas e banheiros.

 

Segundo a presidente do TRE-DF, desembargadora Carmelita Brasil, o tribunal deseja que a Secretaria de Saúde faça um bom uso do imóvel. “A cessão desse prédio é bastante preciosa para quem o recebe. Desejamos que a população seja bem servida”, comentou.

 

O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, destacou que a criação da policlínica contribuirá para ampliar o atendimento à atenção especializada, e integra as ações da pasta para reformar a saúde pública do Distrito Federal.

 

“O imóvel vai ser utilizado da melhor forma possível, e a população do Riacho Fundo terá um enorme benefício com a existência desse serviço especializado naquela região”, afirmou o secretário.

 

INAUGURAÇÃO – De acordo com a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Moema Campos, a previsão é que a policlínica seja inaugurada no mês de julho.

 

“É importante frisar que tanto o Corpo de Bombeiros como o TRE-DF, ao entregarem o imóvel, contribuíram para a robustez da atenção especializada na região”, ponderou.

 

Para funcionar como uma unidade de saúde, o espaço necessita de pequenas adaptações como instalações de pias e de recipientes para álcool em gel, entre outros, segundo determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

TEXTO: Leandro Cipriano, da Agência Saúde