Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/13 às 13h59 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Saúde entrega selo de qualidade a 15 bares e restaurantes

COMPARTILHAR

Certificação vai fazer com que os estabelecimentos melhorem os serviços prestados

A Secretaria de Saúde do DF, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária (SVS), entregou segunda-feira (27/05) os primeiros 15 selos de qualidade a bares e restaurantes. A ação faz parte do Programa de Certificação Sanitária para a COPA 2014, realizada pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa).

“A excelência das normas sanitárias de bares e restaurantes vai de encontro ao conceito de civilidade que o governador Agnelo Queiroz busca para Brasília”, afirmou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa. De acordo com o secretário, a certificação vai fazer com que os estabelecimentos se esforcem para melhorar os atendimentos e prestar um serviço de qualidade aos clientes.

Os estabelecimentos que foram avaliados, mas não receberam o selo B ou C podem funcionar normalmente, mas precisar buscar melhorias nos estabelecimentos.

“Pela primeira vez uma ação que une os três atores: consumidor, segmento e Vigilância Sanitária”, afirma o diretor da Divisa, Manoel Neto. Outros estabelecimentos serão avaliados e receberão o selo até a Copa do Mundo de 2014.

O selo
A criação da arte gráfica do selo foi feita pelo artista plástico Roger Regner. O artista multifacetado é radicado entre Brasília e Nova York, e se inspirou para criar o selo de Brasília no modelo utilizado na Big Apple. Roger doou os direitos autorais da obra.

Os selos tem uma classificação de acordo com os itens que são monitorados pela Vigilância Sanitária, como refrigeração, manipulação de alimentos, funcionamento, funcionários, dentre outros, são mais de 50 itens. A letra “A” representa a excelência, “B” se o ambiente está bom, mas precisa de alguns ajustes, e “C” que o local está apto mais precisa ajustar ainda mais itens.

A idéia é traçar estratégias mais efetivas no caminho da melhoria contínua dos alimentos e serviços ofertados ao consumidor, com o objetivo de informar a qualidade sanitária e permitir que a população leve em conta a questão sanitária ao escolher o estabelecimento.

Muito além da certificação por meio do selo, a Vigilância Sanitária espera ajudar todos os estabelecimentos que atuam de forma irregular, treinando e orientando os funcionários, a fim de melhorar as condições tanto para eles quanto para o consumidor.

Confira a lista de certificação A:

Hotel:

ARISTUS Hotel – SHN Quadra 2 bloco “O” – Asa Norte

St. Paul Plaza Hotel – SHS, Quadra 2, Bloco H

Restaurantes:

SOHO – SHIS QI 17, O Bloco G – Lago Sul

BARBACOA – SIA/SO Área 6580 loja  249K Park Shopping

CANTINA DA MASSA – SCLS 302/303, Bloco A lojas 4/6 – Asa Sul

FEITIÇO MINEIRO – SHCN CL QD 306, Bl B LIS 03/45 – Asa Norte

MERCADO 153 – SCN QD 05 Lote A loja 110W Brasília Shopping

ZACKS – SCN Qd 05 Bloco A loja 42 – Brasília Shopping

ARES DO BRASIL – SHIS QD 17, Shopping Fashion Park – Lago Sul

TRATTORIA DO ROSÁRIO – SHIS 17 O Bloco H loja 2015 Lago Sul

DOM ROMANO – Lago SUL

CARPE DIEM – Brasília Shopping

COCO BAMBU – Setor de Clubes Norte

GABRIELLA RESTAURANTE – SRTVS