Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/05/17 às 18h42 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Sala de tomógrafo do HCB ganha decoração

COMPARTILHAR

Nova ambientação reduz estresse durante exames

BRASÍLIA (8/5/17) Uma campanha promovida por funcionários do Banco do Brasil possibilitou a humanização da sala do tomógrafo do Hospital da Criança de Brasília (HCB). O espaço ganhou nova decoração graças à doação de R$ 42.406 mil. O ambiente foi inaugurado nesta segunda-feira (8), em evento realizado pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) e pela Superintendência de Negócios, Varejo e Governo do DF do banco.

“É fundamental cuidarmos da ambiência hospitalar porque, dessa forma, a criança passa a ver o local como uma coisa normal do seu mundo infantil e, como consequência, o estresse emocional do tratamento é minimizado”, ressaltou a diretora técnica do HCB, Ísis Magalhães.

A gestora destacou que, desde a fundação em novembro de 2011, o hospital tem como diferencial o ambiente lúdico. A sala do tomógrafo era uma das poucas da unidade ainda não padronizadas. “Essa conquista de hoje é mais uma parceria com a sociedade civil, que é uma marca registrada da nossa instituição.”

Para a diretora administrativo-financeira da Abrace, Lysia Alarcão, o HCB é uma unidade diferenciada, pois oferece ao paciente um local de tratamento com leveza e alegria, de forma que ele não se sinta em um hospital. “Atendemos pacientes crônicos e com doenças graves que precisam ser submetidos a muitos exames, por isso é fundamental a ambientação. É por meio dela, além de outras características, que tentamos tornar o HCB como uma extensão do lar dos nossos usuários”, esclareceu Lysia.

SERVIÇOS  – O Hospital da Criança faz parte da rede da Secretaria de Saúde do DF e é administrado pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe). Por ser de especialidades pediátricas, o hospital não tem emergência. A criança que precise de consulta especializada será encaminhada pelo pediatra para marcação de consulta na central de regulação. O hospital atende crianças de 28 dias a 18 anos.

O HCB oferece vagas em especialidades pediátricas para consultas como alergia, anestesiologia, cardiologia, cirurgia pediátrica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, genética clínica, ginecologia infanto-puberal, homeopatia, imunologia, infectologia, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, oncohematologia, ortopedia, pneumologia, psiquiatria e reumatologia.

O local também conta com hemodiálise, diálise peritoneal, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, musicoterapia, terapia ocupacional, odontologia, farmácia, nutrição, enfermagem e serviço social, exames laboratoriais e de imagem, teste de esforço e eletrocardiograma, entre outros procedimentos.

Confira as fotos aqui.