Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/03/14 às 17h35 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Saúde amplia serviços em Samambaia

Regional tem o maior número de clínicas da família

Samambaia dispõe hoje de uma estrutura mais ampla na área da saúde. São 15 unidades de saúde e uma das maiores coberturas do Distrito Federal em Saúde da Família. Há três anos, a região administrativa contava apenas com um hospital, quatro centros de saúde e duas unidades básicas de saúde. Os serviços foram ampliados e a capacidade de atendimento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e da emergência do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) dobrou.

“Em três anos, foi possível incluir Samambaia no conceito mais moderno de saúde, que é o reforço na atenção primária. Atualmente, é região administrativa de Brasília com o maior número de clínicas da família. São quatro unidades, sendo que mais sete estão em projeto para alcançarmos 100% de cobertura na atenção primária”, destacou o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles.

Além disso, com a reforma do pronto-socorro do HRSam a unidade que tinha apenas dois leitos no box de emergência foi ampliada. Agora, Samambaia tem à disposição um pronto-socorro com sete leitos na sala vermelha e banheiro adaptado para portadores de necessidades especiais, além de pintura e sinalizações novas. Novos monitores cardíacos, ventiladores mecânicos (respiradores) e macas de transporte também foram instalados no local.
Já a sala amarela, que conta com oito leitos – quatro femininos e quatro masculinos -, recebeu pontos de oxigênio a vácuo e de ar comprimido, em todos os leitos.

“Com essa reforma na emergência, ampliando a nossa capacidade de atendimento às urgências e emergências, o hospital passou a dar mais suporte à Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, complementa Manoel Fontes.

Com 11 mil metros quadrados de área construída, o hospital de Samambaia tem se destacado no atendimento à população de Samambaia e regiões vizinhas. A unidade, que fica QS 614 de Samambaia Norte, realizou mais de 188 mil atendimentos emergenciais e ambulatoriais nos últimos três anos.
Nesse período, a UTI Adulto também foi ampliada, passando de dez para 20 leitos. O Centro Cirúrgico, que contava com duas salas, agora dispõe de três ambientes para cirurgias de pequena e média complexidade.

A unidade realiza cirurgias gerais eletivas como cirurgia para tratamento de hérnia, colescistectomia (vesícula), reconstrução de trânsito intestinal, vasectomia, mastectomia com reconstrução mamária, tireoidectomia, entre outras. Além disso, cirurgias gerais de urgência e ginecológicas (eletiva e de urgência).

Saúde da Família

Samambaia é a região administrativa com o maior número de Clínicas da Família de Brasília. São quatro unidades que prestam atendimento a aproximadamente 51 mil pessoas, residentes nas respectivas áreas de abrangência. Dessas, três são responsáveis por atender em torno de 11 mil habitantes, cada uma, e a outra, 18 mil.

Hoje são 50 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), o que representa uma cobertura de quase 70% em Saúde da Família, uma das maiores coberturas do DF.

As equipes são compostas por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde. Além desses profissionais, há também as equipes de Saúde Bucal com dentista e técnico em saúde bucal, totalizando 13 equipes.

15 unidades

O número de unidades de saúde também dobrou em três anos, passando de sete para 15. Além do hospital, Samambaia tem também uma UPA 24 Horas (a primeira do Distrito Federal); quatro centros de saúde; quatro clínicas da família e duas unidades básicas de saúde (UBS).

Somando a esses, outro referencial para a população são as unidades de saúde mental da região administrativa, que conta com dois Centros de Atenção Psicossocial: Caps III para atendimento a pacientes adultos com transtornos mentais graves e persistentes e o Caps-AD, tipo III, para usuários adultos de álcool e drogas; além da Unidade de Acolhimento Residencial Transitório Adulto, vinculada ao CAPS AD.

A mais nova

O mais recente investimento na saúde de Samambaia foi entregue à população em fevereiro deste ano, o CAPS III. A unidade que está localizada na quadra 302, no Centro Urbano de Samambaia, é a primeira de saúde mental do DF construída a partir de uma planta arquitetônica projetada especialmente para atender as demandas do serviço psicossocial.

Os mais de mil pacientes que estavam em tratamento na antiga unidade, ganharam um ambiente novo e amplo, com uma área total de 2,5 mil metros quadrados e 900 de área construída, onde por meio de estratégias assistenciais de reabilitação psicossocial e de reinserção social, poderão construir novos projetos de vida.

Primeira UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia, a primeira de Brasília, completou três anos de funcionamento no dia 15 de fevereiro. Desde a inauguração em 2011, a UPA vem oferecendo assistência 24 horas de urgência e emergência. Durante esses três anos, mais de 275 mil pacientes passaram pela unidade. Somente em 2013, foram mais de 102 mil atendimentos. Atualmente, a UPA registra uma média de 370 atendimentos por dia.

A unidade, que está localizada na QS 107, conjunto 4, em Samambaia Sul, presta atendimento de emergência em Clínica Médica e Pediatria e conta também com serviços de Odontologia, disponíveis das 7h às 19h, de segunda-feira à sexta-feira. É referência para os moradores da região administrativa e de várias localidades do DF e Entorno.

Por Iêda Oliveira, da Agência Saúde DF.
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226