Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/04/14 às 14h10 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Samambaia promove ação de prevenção da Hipertensão

COMPARTILHAR

Hipertensão arterial é quando a pressão sanguínea está acima do limite considerado normal

A Regional de Saúde de Samambaia promoverá nesta sexta-feira (25), das 10h às 14h, uma ação de saúde no Restaurante Comunitário da região administrativa, localizado ADE/S – Conjunto 15, às margens da BR 060. A ação é em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial, 26 de abril.

“Essas ações de promoção de saúde e prevenção de doenças são importantes para alertar quanto aos cuidados de saúde e hábitos de vida saudáveis e também para evitar complicações naqueles que têm o diagnóstico de hipertensão, além de identificar novos hipertensos”, explica a coordenadora Geral de Saúde de Samambaia, Paula Garcia de Araújo.

A coordenadora ressalta ainda que a hipertensão é uma doença silenciosa. “Muitas vezes, as pessoas não apresentam sintomas e quando passam a apresentar, os casos podem estar mais avançados, com uma gravidade maior, por isso é importante o diagnóstico”, alerta.

Os usuários e trabalhadores que estiverem no Restaurante Comunitário no horário da ação poderão aferir a pressão arterial e obter orientações sobre hipertensão, doenças sexualmente transmissíveis (DST), tuberculose, nutrição e ainda receber orientações de equipes da UBS 501 sobre os cuidados com a dengue. Cerca de 20 profissionais de saúde de Samambaia estarão envolvidos e a expectativa é atender em torno de dois mil freqüentadores.

A ação é promovida pelas coordenações de Hipertensão, DST, Tuberculose e Nutrição da Regional de Saúde de Samambaia, pela GEIPLANDENGUE e também pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST), além de outros parceiros.

Hipertensão Arterial

A coordenadora de Hipertensão da Regional de Saúde de Samambaia, Ana Paula Delgado, explica que pressão alta ou hipertensão arterial é quando a pressão sanguínea está acima do limite considerado normal, que na média, é máxima em 120 e, mínima, em 80 milímetros de mercúrio, ou simplesmente 12×8. Valores inferiores a 14 por 9 podem ser considerados normais a critério médico.

De acordo com a coordenadora, a hipertensão arterial aumenta linearmente com a idade e atinge em torno de 30% da população. “Na maioria dos casos é assintomática e só apresenta sintomas nas complicações agudas, o que dificulta o diagnóstico. Por isso a importância de uma ação de saúde como esta para detectar casos novos e orientar aqueles que já são hipertensos”, informa Ana Paula Delgado.

A profissional alerta ainda sobre as formas de prevenção da doença, que consiste na aferição anual da pressão, controle clínico periódico e seguir as orientações médicas, como, praticar atividades físicas regulares, ter hábitos alimentares saudáveis, reduzir o consumo de sal e álcool, controlar o peso e ainda, reduzir o estresse.

Iêda Oliveira