Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/06/13 às 14h10 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Samambaia recebe Circuito Saúde para Todos neste sábado

COMPARTILHAR

Serviços de saúde mais perto dos moradores

 

Os moradores de Samambaia receberão o Circuito Saúde para Todos neste sábado (29), das 9h às 17h, ao lado da feira permanente, na quadra 202, com o objetivo de garantir diversos serviços de saúde para a população.

Essa é a quinta região administrativa de Brasília a receber o projeto da Secretaria de Saúde (SES), que foi lançado em fevereiro, na Estrutural. São disponibilizados serviços e atendimentos de várias especialidades a todas as faixas etárias da população.

Aqueles que passarem pelo local, contarão com serviços de vacinação, testagem rápida para hepatite C e sífilis, eletrocardiograma – com indicação médica, avaliação oftalmológica e verificação de pressão arterial. Além disso, uma tenda do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-AD) de Samambaia fará acolhimentos a usuários de álcool e drogas, bem como a seus familiares.  

Durante o circuito, os moradores também receberão orientações sobre a saúde bucal. Haverá avaliação preventiva de câncer bucal, além de palestras sobre higiene e câncer bucal, diabetes, entre outras.

A Carreta da Mulher estará presente na ação, com a realização de exames importantes para a prevenção e o diagnóstico de doenças femininas. No dia, serão feitos 50 exames de mamografia e 50 ultrassonografias, com prescrição médica. Somente mulheres acima de 40 anos estão isentas do pedido médico para a mamografia.

O Programa de Prevenção e Atendimento às Pessoas em Situação de Violência/ PAV Orquídea atuará no local, prestando assistência e identificando situações de violência no contexto familiar e/ou social.Os moradores poderão ainda usar o serviço de ouvidoria, que prestará esclarecimentos e efetuará os registros solicitados pela comunidade.

A população de Samambaia receberá também orientações sobre prevenção e tratamento da dengue, além de assistir a apresentações do Teatro da Dengue e outras culturais de grupos da cidade, como apresentação de quadrilha.

O Circuito Saúde para Todos já passou pela Estrutural, São Sebastião, Paranoá e Recanto das Emas e deverá percorrer todas as regiões administrativas do Distrito Federal, uma vez por mês, com o intuito de levar prevenção e promoção da saúde para mais próximo da população.

 

Iêda Oliveira