Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/03/14 às 18h01 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Samambaia recebe mais uma edição da Escola de Avós

COMPARTILHAR

 Socialização e a promoção da saúde da pessoa idosa

Idosos de Samambaia participam, nesta sexta-feira (28), de mais uma edição do projeto Escola de Avós. O evento será das 8h às 11h30, no Parque Três Meninas, que fica na QR 609/611 em Samambaia Norte. A ação tem como objetivo a socialização e a promoção da saúde da pessoa idosa.

“A importância dessa ação é socializar, oferecer entretenimento, melhorar a qualidade de vida, além de promover a saúde dos idosos da nossa regional”, explica a coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde do Idoso de Samambaia, Ana Paula Delgado.

O encontro, promovido pelo Núcleo de Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria Especial do Idoso, é direcionado a pessoas acima de 60 anos. A expectativa é receber em torno de cem idosos, que contarão com diversas atividades, como aferição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis com entrega de preservativos, tuberculose com captação de sintomáticos respiratórios, sexualidade, câncer de mama e útero.

Os participantes terão ainda orientações sobre estimulação da memória, temas correlatos à geriatra, saúde bucal, nutricional, violência e uso racional de medicamentos. Além disso, haverá apresentações de dança sênior, artesanato e a divulgação da rede de apoio aos idosos de Samambaia, com disponibilização de lanche.

“É um evento que proporcionará serviços de qualidade para os idosos, agregando valor e promovendo saúde”, enfatiza o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles.

Essa é a terceira edição do evento na região administrativa. De acordo com Ana Paula Delgado, a ação está prevista para ocorrer mensalmente, com rodízio nas unidades de saúde de Samambaia.

A coordenadora do Núcleo de Saúde do Idoso da SES, Helenice Gonçalves, também destacou a importância da ação. “Esse é um programa de socialização e de cidadania do idoso”, disse.

O projeto Escola de Avós teve início na SES em 2010. O intuito é que, neste ano, todas as regionais desenvolvam o programa uma vez por mês.

Por Iêda Oliveira, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226