Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/06/13 às 13h18 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Samu ministra palestra de Psicologia e Eventos de Massa

COMPARTILHAR

Instrução ao Corpo de Bombeiros e Polícia Militar da Força Nacional de Segurança

O Núcleo de Psicologia do SAMU/DF realizou palestra sobre o tema “Psicologia e Eventos de Massa”, como forma de instrução ao Corpo de Bombeiros e Polícia Militar da Força Nacional de Segurança, composta por representantes de todos os estados do Brasil. Foram três palestras de duas horas/aula nos dias 29 de maio, 03 e 05 de junho.

Os temas apresentados foram: o comportamento humano em eventos de massa; a importância do treinamento e planejamento prévio das equipes e a informação à população; autocontrole; e saúde física e mental dos profissionais.

Durante as palestras, houve muita interação por parte dos participantes no sentido de contribuir com o relato de suas experiências e adquirir informações sobre este tema pouco abordado por profissionais de saúde mental dentro das instituições militares.

Os representantes destas instituições relataram que o tema foi bastante inédito e provocador no sentido de reforçar a necessidade de inserir, nestas instituições nos diversos Estados, a contribuição da Psicologia na orientação, no treinamento e no atendimento à população e aos servidores.

O convite para a realização das palestras partiu do tenente Natanael Silva de Oliveira, auxiliar da Coordenação Geral de Treinamento e Capacitação/CGTC do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.