Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/13 às 17h59 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Samu participa de simulado do atendimento às vitimas da boate Kiss

COMPARTILHAR

Tragédia de Santa Maria (RS) é referência para Pré-Congresso sobre Trauma

Durante três horas, 200 pessoas – 160 voluntários, 30 membros da União das Ligas de Trauma e Emergência de Brasília e dez servidores do Samu-DF – participaram, sábado (3), no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde, da simulação do atendimento na Boate Kiss de Santa Maria (RS), das 20h30 às 23h30, com a reprodução do cenário e as dificuldades de acesso ao local do incêndio, além do uso de efeitos de fumaça.

O evento fez parte do III Pré-Congresso Nacional das Ligas de Trauma (Pré-Colt/DF), realizado no mesmo dia, no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), faz parte da programação anual da União das Ligas de Trauma e Emergência de Brasília da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Universidade Católica, Universidade de Brasília e Faciplac, com o apoio da Secretaria de Saúde. O médico residente do Samu de Santa Maria/RS, Carlos Dornelles, que estava no local no dia da tragédia, foi um dos palestrantes.

Para a coordenadora do pré-congresso, Karen Mendes, da Universidade Católica de Brasília, e coordenadora da Liga, o resultado foi bastante positivo. “Os participantes sentiram toda a emoção da tragédia de Santa Maria e esse tipo de simulação nos ajuda na preparação para eventuais tragédias”, comentou.

O Congresso Brasileiro de Ligas do Trauma (Colt) de 2013 será realizado na cidade de Ilhéus, na Bahia, de 14 a 17 de agosto e vai reunir estudantes e profissionais da área de saúde interessados em discutir e apresentar trabalhos sobre o tema “trauma”.

O trauma constitui-se atualmente no principal responsável por óbitos na população adolescente e adulta jovem, atingindo um segmento economicamente ativo e exigindo grande aporte de recursos financeiros que poderiam ser destinados para outros setores da saúde.

O Pré-Colt foi dividido em duas etapas (teórica e prática), cuja abordagem principal foi a tragédia da Boate Kiss na cidade gaúcha de Santa Maria, em janeiro, que vitimou 242 pessoas. Profissionais que atenderam no local do incêndio, além de especialistas em queimados, trauma e emergências participaram do encontro.