Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/09/16 às 18h15 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Samu promove o Dia da Reanimação Cardiopulmonar

COMPARTILHAR

Objetivo é alertar a população sobre a importância dos primeiros socorros

BRASÍLIA (26/09/16) – Com o objetivo de alertar a população quanto à importância da reanimação cardiopulmonar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizará, no dia 02 (domingo) de outubro, o CPR Day que, em inglês, significa cardiopulmonary resuscitation. Esta é a segunda vez que o evento é realizado.

O Dia da Reanimação Cardiopulmonar é celebrado mundialmente em 27 de maio e ficou conhecido por reunir instituições de saúde que realizam ações voltadas a oferecer às pessoas o conhecimento necessário sobre o tema.

Diante da relevância do assunto, o Samu vai promover uma manhã inteira de atividades voltadas a ensinar e capacitar a comunidade sobre o que é este procedimento que é feito por meio da massagem cardiopulmonar.

O chefe do Núcleo de Educação e Pesquisa (NEP) do Samu, Danilo Guimarães, conta que o objetivo do evento é demonstrar de forma interativa qual a maneira correta de realização do método de reanimação cardiopulmonar. “Nosso principal foco é chamar a atenção de todos com relação a identificação precoce da parada cardiorrespiratória e a necessidade de iniciar imediatamente as compressões enquanto é solicitado o auxílio do Samu ou do Corpo de Bombeiros”, explica o médico.

De acordo com ele, dados comprovam que, a cada minuto que uma vítima de parada cardiorrespiratória fica sem receber a massagem cardiopulmonar adequada, se perde com relação a chances de sobrevivência, em média, de sete a 10%.

EVENTO – O CPR Day acontece das 8h às 13h e é aberto ao público. No evento, serão realizadas oficinas de aprendizagem de massagem cardiopulmonar, gincanas, entre outros. Cada oficina terá capacidade para até 100 pessoas.

Nas oficinas serão disponibilizados 100 bonecos do Núcleo de Educação e Pesquisa (NEP) que servem como modelos para a demonstração dos procedimentos a serem ensinados. Segundo o chefe do NEP, para este ano é esperado um público de três mil pessoas.

SERVIÇO:

Data e horário: 02 de outubro (domingo), das 8h às 13h
Local: Parque de Águas Claras – Águas Claras
Público: toda a população