Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/13 às 20h35 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Saúde amplia Pronto-Socorro de Samambaia

COMPARTILHAR

Reforma dobra capacidade de atendimento

As obras de ampliação do box de emergência do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) serão inauguradas nesta quinta-feira (28). A Secretaria de Saúde do Distrito Federal investiu cerca R$ 99 mil em qualidade e equipamentos modernos.

A reforma permitiu dobrar a capacidade de atendimento na Sala Vermelha na Emergência, que foi ampliada de dois para sete leitos. Já a Sala Amarela, que tem hoje oito leitos – quatro femininos e quatro masculinos – recebeu pontos de oxigênio a vácuo de ar comprimido.

“Com essa reforma o hospital agora tem mais um suporte à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de ampliar nossa capacidade de atendimento às urgências e emergências”, explica o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Fontes.

Para o diretor do Hospital Regional de Samambaia, Élio de Aguiar, a ampliação do box de emergência é imprescindível para a população de Samambaia. “Essa reforma intensifica a assistência médica aos pacientes, já que praticamente triplicou a capacidade de atendimento”, informou.

Centro cirúrgico ganhou mais uma sala

Há dois meses, o Centro Cirúrgico do HRSam foi ampliado. A unidade, que contava com duas salas, agora dispõe de três ambientes para cirurgias de pequena e média complexidade. Além disso, todos os focos de luz cirúrgicos foram trocados.

“Com essas ampliações, saímos de uma média de dez cirurgias eletivas, para, no mínimo, 60 procedimentos por mês, desde o mês de agosto”, informou o chefe da Unidade de Clínicas Cirúrgicas, Ricardo da Silva Gomes.

O HRSam realiza, atualmente, no centro cirúrgico procedimentos de pequena e média complexidades, como cirurgia para tratamento de hérnia, colescistectomia (vesícula), reconstrução de trânsito intestinal, vasectomia, mastectomia com reconstrução mamária, tireoidectomia, entre outras.

Por Iêda Oliveira, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
(61)3348-2547/2539 e 9862-9226