Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/04/19 às 15h44 - Atualizado em 25/04/19 às 15h46

Saúde apresenta ações em prol da população indígena na Câmara Legislativa

COMPARTILHAR

Pasta busca capacitar equipes para melhor atender a estes povos

 

A Secretaria de Saúde apresentou, durante sessão solene em alusão ao Dia do Índio, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, nesta quinta-feira (25), o que a pasta tem feito em benefício dos povos indígenas. O grupo é uma das populações que estão no foco da Gerência de Atenção à Saúde de Populações Vulneráveis e Programas Especiais (GASPVP).

 

“A gerência organiza esforços para obter melhores registros de informações dos atendimentos em saúde e das especificidades dessa população, criando espaços de acolhimento às demandas e apoio às equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) das áreas de abrangência, no sentido de conhecer a cultura, crenças e tradições para que os profissionais aprimorem e qualifiquem a assistência à saúde”, disse a gerente da GASPVP, Aline Couto, durante a sessão.

 

Atualmente, cerca de oito mil indígenas vivem em comunidades espalhadas por todo o Distrito Federal. Majoritariamente, são pessoas com idade entre 25 e 60 anos e uma maior proporção de idosos do que na população geral. “Isso traz, para a Saúde, desafios e possibilidade de muito aprendizado”, complementou Aline.

 

ATENDIMENTO – Dentre as equipes da Atenção Primária, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 115 da Asa Norte atende o grupo no Santuário dos Pajés, com cerca de 200 indígenas, aplicando vacinas, realizando pré-natal, fazendo o acompanhamento de crianças, mulheres e idosos, detecção e acompanhamento de doenças crônicas, entre outros.

 

A gerência está em contato com outras equipes para qualificá-las e torná-las mais próximas das outras comunidades indígenas. “Damos voz e acolhida, além de aguardar e respeitar as lideranças, para traçar as estratégias de plano de atendimento, de acordo com os interesses da população indígena e de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica do SUS”, destacou Aline Couto.

 

Alline Martins, da Agência Saúde

Fotos: Alexandre A. Bastos/Mandato Fábio Felix