Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/08/13 às 14h37 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Saúde bucal tem maior investimento de todos os tempos

COMPARTILHAR

Foram aplicados R$ 3 milhoes na compra de equipamentos e nomeação de 283 profissionais

O Governo do Distrito Federal investiu nos dois últimos anos R$ 3 milhões na área odontológica da Secretaria de Saúde. Foram comprados equipamentos como, consultórios, periféricos e vários instrumentais. Também contratou 178 cirurgiões dentistas e 115 técnicos em saúde bucal, o que possibilitou a ampliação de equipes odontológicas na Estratégia de Saúde da Família (EFS), de 21 para 63 equipes.

Atualmente a SES conta com 455 cirurgiões dentistas na assistência e 250 equipes de saúde bucal na atenção primária. Todos os centros de saúde e clinicas da família dispõem do serviço odontológico básico para população.

Entre as diretrizes principais do Brasil Sorridente – política de saúde bucal do governo federal – estão diversas ações, que visam melhorar a saúde bucal de milhões de brasileiros.

As principais diretrizes são o fortalecimento da atenção primária por meio da implantação de equipes de saúde bucal na ESF; qualificação da atenção especializada odontológica; assistência na atenção terciária; prevenção, promoção em saúde bucal; reestruturação, qualificação dos serviços e dos profissionais.

Com a ampliação das equipes de saúde bucal na ESF, segundo gerente de Odontologia da SES/DF, Sérgio Timóteo da Silva Mata, o número de Centros Especializados de Odontologia (CEOs) dobrou de cinco para dez. O serviço de cirurgias e traumatologia bucomaxilofacial do Hospital de Base do DF ganhou mais especialistas.

A SES também adquiriu 320 mil kits de higiene bucal (escova, creme e fio dental) para serem distribuídos à população por meio das unidades de saúde. Além dos kits, a SES adquiriu materiais educativos como, fantoches, macros modelos e escovas para uso das equipes de saúde bucal.

“Pela primeira vez, o DF tem um laboratório de prótese dentária credenciado pelo Ministério da Saúde. Ainda há muito que se fazer, mas a saúde bucal no DF nunca evoluiu tanto em tão pouco tempo”, informa o gerente.

Atendimento

A SES em 2012 realizou, na atenção básica, 635.832 procedimentos odontológicos (restaurações, extrações, raspagem dentária e outros). A SES ganhou do Ministério da Saúde, uma Unidade Odontológica Móvel, que atende a população da área rural de Planaltina oferecendo restaurações e outros procedimentos básicos.

Na urgência foram realizados 32.102 atendimentos. Nos CEOs, 37.163 procedimentos odontológicos como, tratamentos de canal e gengiva, cirurgia oral e atendimento aos pacientes com necessidade especial e outros.

Em abril deste ano, teve início o primeiro mutirão de atendimento odontológico para reduzir a demanda reprimida. De acordo com o gerente de Odontologia, Sérgio Mata, o mutirão realizou 16.203 atendimentos com 48.570 procedimentos odontológicos.

Júlio Duarte