Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/10/13 às 12h36 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Saúde investe em prevenção odontológica no Cruzeiro Novo

COMPARTILHAR

Profissionais do CSB9 alertam para o cuidado com a boca

 

O projeto, que se chama “O sorriso da esperança”, funciona há três anos no Centro de Saúde nº 9 do Cruzeiro Novo (CSB9) com o objetivo de precaver desde pequenos problemas odontológicos até o câncer bucal. Cerca de 70 pessoas participarão das palestras informativas até o fim de outubro.

Os cinco profissionais que integram a Unidade de Odontologia do CSB9 também atuam no projeto. A ideia é informar a população quanto aos riscos à saúde bucal. Lá, os participantes do grupo assistem a palestras demonstrativas e recebem cartilhas ensinando a melhor forma de escovar os dentes e os principais cuidados que devem ser tomados.

Na consulta, se é detectado algum problema mais grave, o CSB9 encaminha o paciente direto ao atendimento do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), que é a referência de atendimento odontológico da região norte.

A dentista do CSB9, Astrid Aboud, alerta que qualquer irregularidade na boca deve ser levada em consideração. “Lá no grupo nós ensinamos aos participantes pequenas técnicas de prevenção para detectarmos possíveis problemas bucais. Qualquer calinho ou ferida que o paciente encontrar pode ser o princípio de algo grave, como o câncer bucal”, afirma.

Prevenção

Assim como em diversas áreas da saúde, a odontologia também atua com precisão na prevenção de futuros problemas. Segundo Astrid, o câncer bucal pode se manifestar com pequenos sinais, como um calinho no céu-da-boca.

Para ela, grupos que atuam especificamente na prevenção são importantes. “Este, em especial, é muito importante. Além das atividades recreativas que o grupo proporciona aos participantes, são detectados problemas que dificilmente seriam vistos”, diz.

Para participar do grupo “O sorriso da esperança” é necessário fazer um pré-cadastro no próprio Centro de Saúde. O interessado deve levar o número do SES, RG e nome completo e procurar a técnica em enfermagem Glória Celma.

 

Lucas Carvalho