Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/12/13 às 18h52 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Saúde lança novo modelo de gestão em Samambaia, Recanto e Taguatinga

COMPARTILHAR

Meta é a integração dos serviços de saúde

Um acordo para implantação de um novo modelo de gestão em saúde em Samambaia, Taguatinga e Recanto das Emas (Região Sudoeste) será assinado nesta quarta-feira (11), às 15h, na Clínica da Família da quadra 302 de Samambaia Sul, pelos coordenadores gerais das três localidades.

“É uma modernização na gestão da saúde. Passaremos a gerir o paciente em todas as suas ações. Somos a primeira região a implantar essa modificação na gestão, que servirá de modelo para as outras”, informa o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles.

A pactuação visa integrar os serviços de saúde da região, responsabilizando-os pela linha de cuidados e pela trajetória do usuário dentro do sistema de saúde pública. É um instrumento de gestão entre coordenadores gerais, diretores, gerentes e diretores da região, com definição de metas e indicadores a serem atingidos, em conformidade com o que preconizam o Decreto Presidencial nº 7508/2011 e a Portaria nº 4279/2010, do Ministério da Saúde, que regulamenta a implantação das Redes de Atenção à Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse novo modelo aumentará o compromisso com a gestão, com acesso e qualidade aos serviços e trará também maior autonomia para execução das atividades necessárias ao alcance dos objetivos”, explica a integrante do Grupo Gestor de Redes da SES e gerente do Centro de Saúde n° 2 de Samambaia, Alexandra Moura.

A componente do Grupo Gestor de Redes da SES e também gerente da Estratégia Saúde da Família de Samambaia, Georgiana Santos Gomes, esclarece que o grupo já vem trabalhando e os gestores participando de discussões sobre o modelo. “Fomos capacitados para desenvolver a conformação das redes assistenciais na Região Sudoeste e utilizar os instrumentos de contratualização”, explica.

Desde 2011, a Secretaria de Saúde (SES) vem atuando junto ao Grupo Gestor de Redes e Contratualização, com o apoio do Consórcio Hospitalar de Catalunya, para implementar o novo modelo de gestão na Região Sudoeste, escolhida como pioneira para iniciar esse processo nas unidades da SES. A primeira etapa do acordo foi assinada em agosto deste ano e contou com a pactuação dos coordenadores gerais das três regionais e a SES.

“Com esse novo modelo, o paciente será o foco de todas as nossas atuações. Isso significa o início de um novo ciclo na Secretaria de Saúde”, enfatiza o diretor do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), Élio de Aguiar.

O enfoque principal desse novo instrumento será a rede materno-infantil (Rede Cegonha), além das redes de Urgência e Emergência, de Atenção Psicossocial e outras a serem desenvolvidas, de acordo com as necessidades da população, a fim de melhorar o acesso e a qualidade dos serviços prestados.

Por Iêda Oliveira, Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
3348-2547/2539 e 9862-9226