Governo do Distrito Federal
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27/10/17 às 10h06 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Saúde leva três prêmios do Inova Brasília

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Pasta concorreu com quatro iniciativas

BRASÍLIA (27/10/17) – A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu três Prêmios Inova Brasília em reconhecimento pela melhoria do atendimento, em solenidade na noite dessa quinta-feira (26). A iniciativa é da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), que tem como objetivo reconhecer os trabalhos inovadores desenvolvidos por servidores do Governo de Brasília. No total, a Secretaria de Saúde teve quatro trabalhos classificados. A cerimônia da premiação ocorreu no Cine Brasília (106/107 Sul).

Na categoria Atendimento ao Cidadão, a Saúde saiu na frente com primeiro lugar graças ao projeto da receita médica simplificada. Uma ideia que melhora o tratamento e resulta em mais qualidade de vida dos pacientes com dificuldade de leitura na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Itapoã. Para que eles saibam a hora certa de tomar o remédio, a fórmula adota cores e outros sinais para substituir as tradicionais anotações na receita.

Ainda na mesma categoria, a pasta conquistou o segundo lugar com o projeto Práticas gerenciais no atendimento odontopediátrica. Trata-se de um trabalho que destina atendimento odontológico infantil integral na unidade em que a criança já está habituada a se tratar, próxima a sua residência. O objetivo é a melhoria da resolutividade na atenção primária e a triagem dos casos referenciados aos Centros de Especialidades Odontológicas. 

Em Práticas Transformadoras, a Secretaria de Saúde mais uma vez foi a primeira colocada. O vencedor foi o trabalho de Prevenção de infecção no Hran. Um aplicativo, criado pela médica infectologista Ana Helena Brito, reúne todos os protocolos e manuais que o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), precisa informar às diversas áreas da unidade de saúde.

Os outros dois trabalhos vencedores foram de outros órgãos. Na categoria Uso eficiente dos recursos públicos, foi vencedor Sistema de Gestão Integrada do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) modernizou e deu mais transparência ao trabalho da equipe. Trata-se de um sistema tecnológico para monitorar, computar e armazenar dados do setor, como a pesagem dos resíduos sólidos. Instituiu também o monitoramento de GPS dos caminhões de coleta.

Por fim, no tema Valorização do servidor, foi ganhadora a Clínica do trabalho na medida socioeducativa. A escuta qualificada de servidores que trabalham no sistema mudou a rotina nas unidades de atendimento. A coleta de dados, na primeira etapa do projeto, constatou, por exemplo, que cerca de 30% dos afastamentos de servidores eram por depressão, e outros quase 25%, por ansiedade.

PRÊMIO – Criado pelo Decreto nº 37.648, de 2016, o prêmio tem como principal objetivo reconhecer os resultados produzidos por serviços públicos de qualidade, com redução de gastos e satisfação da sociedade.

Além do reconhecimento de cada atividade, as iniciativas escolhidas receberam a quantia de R$ 5 mil cada uma. Os recursos são do Fundo Pró-Gestão, que tem por fim criar ações de desenvolvimento e capacitação de recursos humanos, com foco na melhoria do atendimento ao público.

Confira as fotos aqui.